Interlagos recebe Mundial de Marcas para quebrar ociosidade e diluir gastos
![Emerson Fittipaldi em entrevista ao programa Pit Stop, com Fábio Seixas - UOL Esporte](https://e.i.uol.com.br/esporte/f1/2010/09/28/emerson-fittipaldi-em-entrevista-ao-programa-pit-stop-com-fabio-seixas-1285695634899_300x300.jpg)
Mais uma prova de velocidade está chegando a São Paulo e um dos objetivos é quebrar a ociosidade do autódromo de Interlagos, cuja manutenção custa R$ 5 milhões anuais aos cofres públicos. Usando a empresa de marketing que leva seu nome, Emerson Fittipaldi assinou nesta terça-feira com o prefeito Gilberto Kassab um protocolo de intenções para sediar uma etapa do novo Campeonato Mundial de Marcas, (ou Mundial de Endurance) no autódromo paulistano de Interlagos, nos dia 15 e 16 de setembro de 2012.
“A cidade pode ter mais 50 eventos por ano. Temos estrutura para isso e Interlagos precisa ser usado mais vezes também, precisamos criar um calendário para o circuito para evitar a ociosidade nos meses em que não temos F-1”, disse Kassab. 'Queremos que as montadoras brasileiras participem desse novo calendário"
O prefeito foi enfático ao negar que o baixo interesse do público pela F-1 este ano tenha gerado prejuízos na arrecadação da Prefeitura: “Prejuízo? De jeito nenhum”.
Mesmo negando prejuízo no faturamento, o prefeito sabe que terá de fazer novas reformas no circuito. A Federação Internacional de Automobilismo quer uma nova entrada dos boxes e as categorias nacionais precisam de uma área de escape na curva do Café. O projeto das obras ainda não fo feito.
Na opinião do presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, Paulo Gomes, as obras "são normais e necessárias para dar mais segurança aos pilotos.
Feliz com o circuito, Emerson abriu seu pequeno discurso de apresentação na Prefeitura, elogiando a qualidade do autódromo de São Paulo: “Interlagos nunca esteve tão bem conservado. O asfalto é um tapete. São Paulo será a única cidade do mundo a sediar três etapas dos principais eventos do automobilismo mundial: a F-1, a Indy e agora o Mundial de Marcas, batizado na Europa como Mundial Endurance, com corrida de seis horas, no mesmo estilo das 24 Horas de Le Mans”, explicou Fittipaldi.
Para promover o World Endurance Championship, o presidente da Federação Internacional de Automobilismo, Jean Todd conversou com o brasileiro Emerson Fittipaldi. A ideia aprovada foi unir as provas realizadas nos Estados Unidos e na Europa em um mesmo campeonato.
O calendário de 2012 terá oito provas; 17 de março: 12 Horas de Sebring (Estados Unidos); 5 de maio de 2012: 6 Horas de Spa-Francorchamps (Bélgica); 16 e 17 junho: 24 Horas de Le Mans (França); 25 de agosto: 6 Horas de Silverstone (Inglaterra); 16 de setembro: 6 Horas de São Paulo ; 30 de setembro: 6 Horas de Fuji (Japão); 20 de outubro: 6 Horas de Bahrein (Bahrein); 11 de novembro: 6 Horas da China (autódromo ainda indefinido).
“Segundo a FIA, Interlagos está entre os três circuitos mais técnicos do mundo. Por isso, teremos a quinta etapa da nova categoria de endurance”, disse Fittipaldi. “A prova será transmitida para o mundo todo”.
Três equipes brasileiras poderão estar no grid de largada da corrida de setembro de 2012: o ex-piloto de F-1, Ricardo Zonta é o nome mais cotado, junto com Jaime Melo e Christian Fittipaldi.
“Os três têm condição de andar nessa categoria. Christian vem participando de provas de longa duração nos Estados Unidos. Zonta e Melo correm na Europa também. Melo deve ser a terceiro piloto brasileiro nessa etapa brasileira”, previu o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, o ex-piloto de stock-car, Paulo Gomes.
Haverá três categorias no Mundial de Marcas com carros velozes o bastante para ficar cerca de 4 segundos abaixo dos tempos da F-1. “Vai ser uma festa na curva do Senna”, disse Fittipaldi, rindo e prevendo manobras emocionantes no grid. “Teremos 36 carros na largada e carros movidos com motores de 550 a 800 cavalos de potência. O mais potente pode chegar a 360 kms/H em Le Mans”, explicou o ex-piloto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.