Topo

Campeão do acesso à Indy, brasileiro pede apoio para correr nas 500 Milhas

Piloto Raphael Matos anuncia que vai tentar correr nas 500 Milhas de Indianápolis - Guilherme Lara Campos/ Fotoarena
Piloto Raphael Matos anuncia que vai tentar correr nas 500 Milhas de Indianápolis Imagem: Guilherme Lara Campos/ Fotoarena

Rafael Krieger

Do UOL, em São Paulo

29/04/2012 06h00

Quarto colocado na primeira edição da São Paulo Indy 300 em 2010, o mineiro Raphael Matos marcou presença neste sábado no Anhembi, mas ficou longe da pista. Ele veio até a sala de imprensa para anunciar que está buscando apoio para disputar as 500 Milhas de Indianápolis, próxima prova do calendário.

“Estou conversando com algumas equipes para correr em Indianápolis. Estou mais vivo do que nunca”, bradou Raphael, que disse precisar de US$ 500 mil para conseguir uma vaga no grid da prova mais tradicional da Indy. Para isso, ele busca incentivo de empresas, principalmente as sediadas em seu estado, Minas Gerais.

Matos demonstrou otimismo para conseguir a vaga, e já passou por situações piores. “Quando fui para os Estados Unidos, cheguei com mil dólares e muita disposição”, lembrou o piloto, que depois disso conquistou todas as categorias de acesso à Fórmula Indy, incluindo a série Lights em 2008.

Aquele título o credenciou a disputar a categoria principal da Indy no ano seguinte, e Matos não decepcionou: foi eleito o melhor estreante do ano. Mas, em 16 de dezembro de 2010, perdeu seu pai e a vaga na Indy no mesmo dia. “Foi um baque muito grande, mas isso me fez trabalhar mais ainda”, afirmou.

Matos conseguiu voltar e assinou com a AFS Racing e disputou as quatro primeiras corridas da temporada de 2011. Nas 500 Milhas de Indianápolis, não conseguiu a classificação para a largada. Depois disso, não voltou mais a correr pela Indy.

“Já tive uma derrota no ano passado, e não posso me dar ao luxo de correr o risco de não me classificar de novo”, observou Matos, justificando a procura por uma equipe de ponta para as 500 Milhas de 2012. Ele seria o quinto brasileiro na prova, ao lado de Helio Castroneves, Tony Kanaan, Rubens Barrichello e Bia Figueiredo.

Além de falar sobre seus planos para as 500 Milhas, Raphael veio anunciar sua participação como representante do programa de jovens pilotos da Indy, e voltou a reclamar da falta de incentivo para os novatos brasileiros que saem do kart. “Vou entregar o meu capacete para o governador de Minas Gerais e apresentar a ele a carta de apresentação desse projeto. Quero encorajá-lo a incentivar”, revelou o piloto.