Topo

Após Brasil, Barrichello parte para batismo de novato nos circuitos ovais: "saio do zero"

Rubens Barrichello guia sua KV durante a etapa de São Paulo da Fórmula Indy - Nelson Almeida/AFP
Rubens Barrichello guia sua KV durante a etapa de São Paulo da Fórmula Indy Imagem: Nelson Almeida/AFP

Bruno Freitas e Rafael Krieger

Do UOL, em São Paulo

30/04/2012 06h00

Quatro provas disputadas na Indy em circuito misto. Com este balanço, Rubens Barrichello parte agora para o maior desafio na categoria, no começo da série de circuitos ovais. O brasileiro que terminou a etapa de São Paulo no domingo em 10º lugar admite o frio na barriga para encarar um estilo de traçado que é novidade em sua carreira.

Rubinho andará em um oval no Texas nos próximos dias, em trabalho de preparação, mas tem como estreia oficial em circuitos do gênero a participação nas 500 milhas de Indianápolis, no dia 27 de maio.


"É uma situação que não tenho ideia do que vai ser. Sempre fui fã de curva de alta velocidade. Não vejo a hora de ir para Indianápolis. Espero fazer bons testes para usufruir de tudo na corrida. Estou ansioso", declarou o brasileiro de 39 anos.

"É um grande desafio, um sonho. Existe um frio na barriga para os ovais. Vou andar dia 7 no Texas e depois vou passar pelo orientation [orientação para novatos] em Indianápolis. Mas vou sair do zero", manifestou Barrichello durante os dias em São Paulo.

Recentemente Barrichello andou pegando dicas sobre ovais com o atual campeão da Indy Dario Franchitti. Segundo o brasileiro, o piloto escocês da Chip Ganassi discorreu sobre a diferença de desaceleração em relação às pistas mistas.

Na sessão de treinos prevista para o Texas, Rubinho contará com a experiência de Kanaan em circuitos do gênero. O piloto baiano terá a oportunidade de andar com o carro para acertos antes de repassar o modelo "já encaminhado" do ponto de vista mecânico a Barrichello.

Rubinho esteve em sete oportunidades em Indianápolis pela Fórmula 1, categoria que usava uma variação mista do famoso circuito norte-americano. Neste período o brasileiro conseguiu uma vitória e também protagonizou um desfecho polêmico no ano em que abriu para o então companheiro de Ferrari Michael Schumacher vencer.

Depois de Indianápolis, a temporada da categoria passa por mais quatro circuitos ovais: Fort Worth, Milwaukee, Newton e Fontana.

No último domingo, Barrichello largou da 13ª posição do grid em São Paulo e andou entre os primeiros colocados durante boa parte da prova. No entanto, ficou para trás após um pit stop em bandeira amarela. No fim, recuperou algumas posições ao escapar de uma batida coletiva ao fim da reta do sambódromo e terminou com o 10º lugar.

Após a etapa de São Paulo, o brasileiro da KV Racing ocupa a 11ª colocação na temporada da Indy, com 74 pontos. O líder é o australiano Will Power, da Penske, com 180 pontos.