Topo

Após longa paralisação por asfalto solto, GP de Detroit da Indy tem vitória de Dixon e Kanaan em 6º

Dixon em momento que agurdava definição da prova; piloto da Nova Zelândia venceu - CHRIS TROTMAN/AFP
Dixon em momento que agurdava definição da prova; piloto da Nova Zelândia venceu Imagem: CHRIS TROTMAN/AFP

Do UOL, em São Paulo

03/06/2012 20h19

Depois de uma longa paralisação e indefinição sobre sua continuidade em função da danificação do asfalto, o GP de Detroit de Fórmula Indy teve Scott Dixon, da Nova Zelândia e que corre pela equipe Chip Ganassi, como vencedor. Dario Franchitti foi segundo, e Simon Pagenaud, o terceiro.

A etapa disputada no circuito de rua de Belle Isle tinha uma previsão de 90 voltas, mas acabou mesmo na 60ª depois de longa interrupção ainda na 40ª volta.

Veja a classificação da Indy

A prova parou por quase duas horas depois que pilotos reclamaram que pedações do circuito estavam saindo. Fiscais tiravam pedações da pista, que ficava assim com buracos e valas. Um cimento foi colocado de maneira improvisada e a corrida continuou.

“Se isso acontece no Brasil, tinham jogado, pedra, ovo, tomate. No Brasil isso não acontece. Aqui nessa pista não colocam asfalto novo há 20 anos”, falou Tony Kanaan, em entrevista à TV Bandeirantes.

Scott Dixon, da Ganassi, que largou na pole, se manteve nesta posição até o final.

Tony Kanaan (KV Racing), que largou em 18º, foi o melhor brasileiro e terminou em sexto, 11 posições acima de Helio Castroneves (Penske), que havia largado em sétimo.

Já  Rubens Barrichello, que largou na 24ª colocação, teve problemas mecânicos e abandonou. “O fim de semana foi ruim e eu lamento pela equipe", falou Barrichello.

O ex-piloto da F-1 largou bem ganhou as posições de James Jakes e Simona de Silvestro. Castroneves ganhou uma posição e foi para sétimo.

Enquanto isso, Scott Dixon que largou na ponta, abriu boa vantagem sobre o segundo colocado, Will Power (Penske).

Barrichello teve que ir aos boxes logo na 11ª volta por problemas mecânicos. Após um tempo parado, teve que abandonar.

A corrida se mantinha em um bom ritmo até a 40ª volta, quando James Hinchcliffe e Takuma Sato se envolveram em acidentes, sem relação um com o outro.

A prova então teve bandeira amarela. Hinchcliffe se levantou do carro e apontou uma falha estrutural da pista ao mostrar um remendo que se soltou do asfalto.

A relargada foi dada com chuva, e Castroneves rodou e perdeu muitas posições. Kanaan acabou perdendo duas e terminou em sexto.

A próxima etapa da Indy será realizada no final de semana que vem, com o GP do Texas, em Dallas.