Topo

Barrichello vai bem e termina em 10º lugar; Kanaan é 2º em prova vencida por americano

Pilotos se aglomeram logo após a largada da etapa de Milwaukee, neste sábado - Chris Trotman/Getty Images/AFP
Pilotos se aglomeram logo após a largada da etapa de Milwaukee, neste sábado Imagem: Chris Trotman/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

16/06/2012 17h57

Na etapa de Milwaukee, neste sábado, Rubens Barrichello fazia sua melhor corrida desde sua estreia na Fórmula Indy até a volta 167 das 225. Depois da parada nos boxes, porém, ele caiu para o 10º lugar, recuperou posições, mas foi atrapalhado por duas bandeiras amarelas. Nas relargadas, caiu para 10º, onde terminou a prova. 

O destaque brasileiro da prova, porém, foi Tony Kanaan, que terminou em segundo lugar, atrás apenas do americano Ryan Hunter-Reay, que liderou grande parte da prova e cruzou a linha de chegada na frente. Este foi o melhor resultado de Tony na temporada. Já Helio Castroneves chegou a estar em terceiro lugar, mas também se deu mal com as interrupções na parte final da prova e acabou em 6º lugar. 

Logo na largada, Barrichello, que havia largado em terceiro lugar, acabou sendo superado por Castroneves, ficando à frente de Tony Kanaan, que conquistou uma posição na saída. Dario Franchitti largou na pole e manteve a dianteira. Com um circuito curto, de apenas uma milha, não demorou muito para os líderes da prova alcançarem os retardatários. No entanto, sem acidentes, a corrida seguiu normal até a primeira janela de pit stops, na volta 60.

Retardando sua entrada no pit, Barrichello, se deu bem e voltou em segundo, ficando atrás de Viso, outro que conseguiu ganhar posições. Na volta 67, Simona de Silvestro bateu ocasionando a primeira bandeira amarela.Na relargada Barrichello manteve a posição, mas Castroneves e Kanaan começaram a perder rendimento caindo para oitava e nona posições respectivamente.

Mas na segunda janela de pit stops, Castroneves não parou e assumiu a liderança. Barrichello caiu para sexto, mas algumas voltas depois passou a brigar com Alex Tagliani pela quarta colocação, enquanto Helinho foi para os boxes, caiu para o 17º lugar e Ryan Hunter-Reay pulou para o primeiro lugar, na volta 165. 

Oito voltas depois, Barrichello foi para os boxes e caiu para o décimo lugar. Mas em boa recuperação, ele recuperou posições logo no retorno à pista e passou a ocupar o 7º lugar. Já Tony Kanaan assumiu o segundo lugar e Castroneves o terceiro.

A prova, então, passou a ser disputada em bandeira amarela, já que começou a chuva nos Estados Unidos. Na relargada, porém, depois de oito voltas, Rubinho foi mal e caiu para a décima posição. Kanaan, agressivo, manteve o segundo lugar, atrás de Hunter-Reay. Logo depois do retorno, mais uma bandeira amarela, após batida de Dario Franchitti no muro.

No retorno, Kanaan conseguiu dar melhor ritmo ao seu carro e perseguiu o líder da prova durante algumas voltas. A cinco voltas do fim, ele estava a pouco mais de 3s do americano, e foi dessa forma que os pilotos passaram pela linha de chegada. 

 

Com o resultado, o australiano Will Power, que foi 11º, mantém a liderança do campeonato. James Hinchcliffe (3º na prova) sobe para segundo lugar e Helio Castroneves fica em terceiro. A próxima corrida será no próximo fim de semana, em mais um circuito oval curto, em Iowa.