Topo

Ryan Hunter-Reay vence GP da Indy no oval de Iowa; Kanaan é o melhor brasileiro e fica em 3³

Tony Kanaan comemora terceiro lugar na etapa de Iowa da F-Indy; Ryan Hunter-Reay venceu - Jamie Squire/Getty Images/AFP
Tony Kanaan comemora terceiro lugar na etapa de Iowa da F-Indy; Ryan Hunter-Reay venceu Imagem: Jamie Squire/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

24/06/2012 01h33

O norte-americano Ryan Hunter-Reay venceu na noite deste sábado, nos Estados Unidos, o GP de Iowa da Indy, em circuito oval. Marco Andretti ficou em segundo, e o brasileiro Tony Kanaan completou o pódio.

Helio Castroneves foi o sexto colocado, uma posição acima de Rubens Barrichello. O sétimo posto em Iowa foi a melhor colocação até agora do ex-piloto da Fórmula 1 na categoria americana.

O grid foi definido de maneira diferente. Os oito primeiros colocados do segundo treino livre na sexta-feira foram separados e fizeram uma corrida de 30 voltas, com objetivo de definir as quatro primeiras filas.

Esta sessão foi vencida por Dario Franchitti, que, por isso, largou na pole. O brasileiro Helio Castroneves chegou em segundo e completou a primeira fila.

Os demais pilotos foram divididos em dois grupos e também fizeram provas com 30 giros. Os primeiros que foram para a pista definiram o lado par do grid, a partir da décima colocação. Os brasileiros, por sua vez, correram pela parte ímpar. Na prova com brasileiros, Kanaan venceu e Barrichello foi terceiro, o que lhe garantiria o 13º lugar no grid.

No entanto, Rubinho contou com punições impostas a seu compatriota e a Graham Rahal, que perderam dez posições por mexerem no motor, para ganhar duas colocações.

A chuva atrasou o início da corrida em cerca de 45 minutos. E voltou a aparecer em alguns momentos da prova, o que deixou a corrida mais dinâmica nas trocas de posições, mas também com bandeiras amarelas.

Castroneves liderou boa parte da prova, mas no final caiu de rendimento e perdeu posições nas paradas. Ele havia sido beneficiado pelo fato de o motor de Dario Franchitti, o pole, estourar na volta de apresentação.

Mas o brasileiro cometeu um erro erro em sua última parada ao parar do lado sujo da pista e viu Ryan Hunter-Reay dali em diante assumir a ponta para a vitória. Já Kanaan fez uma prova ousada e realizou ultrapassagens desde a largada até o final para terminar 16 posições acima da que saiu no grid.

A próxima etapa da Indy será realizada no dia 8 de julho, com o GP de Toronto, no Canadá.