Topo

Ryan Hunter-Reay vence a etapa de Toronto da Fórmula Indy; Rubens Barrichello é 11º

Ryan Hunter-Reay cruza a linha de chegada na primeira posição para vencer em Toronto - Mike Cassese/Reuters
Ryan Hunter-Reay cruza a linha de chegada na primeira posição para vencer em Toronto Imagem: Mike Cassese/Reuters

Do UOL, em São Paulo

08/07/2012 15h35

Neste domingo, Ryan Hunter-Reay venceu a etapa de Toronto da Fórmula Indy. O piloto foi seguido por Charlie Kimball, segundo, e Mike Conway, terceiro, que completaram o pódio.

Rubens Barrichello chegou a estar em quinto a poucas voltas do fim, mas acabou em 11º. Entre os demais brasileiros, Tony Kanaan foi quarto e Helio Castroneves, sexto.

A prova começou movimentada. Logo no sexto giro, Will Power tomou a primeira colocação de Dario Franchitti. Enquanto isso, Barrichello, que herdou o 18º lugar no grid após punições impostas na manhã deste domingo, perdeu uma posição.

HUNTER-REAY VENCE NO CANADÁ E LIDERA CAMPEONATO DA INDY

Kanaan, que largou em 17º, estava fazendo corrida de recuperação e, com muitas ultrapassagens, chegou a aparecer perto dos dez primeiros colocados. No entanto, no 23º giro, o brasileiro teve de cumprir punição nos boxes e voltou na 20ª posição.

Na 23ª volta, um acidente de Graham Rahal causou bandeira amarela. Com a abertura dos pits, duas voltas depois, os líderes partiram para os boxes pela primeira vez. Com problema no reabastecimento, Franchitti perdeu muito tempo e caiu para a 21ª colocação. Simon Pagenaud assumiu a liderança

A interrupção foi boa para Barrichello, que, logo na relargada, passou Justin Wilson e pulou para o sexto lugar. Kanaan também se beneficiou e, ao passar Ryan Briscoe, assumiu a terceira posição.

Apesar do bom reinício da prova, Rubinho não conseguiu se manter entre os primeiros e começou a perder posições. O brasileiro logo caiu para oitavo.

Power, que chegou a liderar a prova, deu azar em sua segunda parada. No giro 56, logo após sair dos boxes, o piloto furou um pneu em acidente, ao chocar-se contra o muro, e teve de voltar para trocá-lo, retornando à pista em 20º.

Enquanto isso, Ryan Hunter-Reay e Kanaan conseguiram passar Pagenaud e assumiram as duas primeiras colocações da prova.

No entanto, Kanaan perdeu desempenho e passou a perder várias posições – inclusive para Barrichello. O piloto brasileiro estava em sétimo após abandono de Justin Wilson e herdou a sexta colocação de seu companheiro de equipe.

Rubinho ganhou mais uma posição quando Josef Newgarden foi parar na barreira de pneus ao tentar ultrapassar Hunter-Reay. No entanto, o brasileiro teve de voltar aos boxes no giro número 80, com bandeira amarela, e, com a relargada, acabou em 11º.

Hunter-Reay conseguiu manter a liderança no reinício, que foi tumultuado e cheio de acidentes. Com isso, a bandeira amarela voltou a ser acionada e durou até o fim da prova, favorecendo o piloto.