Topo

Castroneves segura Sato e vence em Edmonton; Barrichello ganha duas posições e é 13º

Helio Castroneves celebra sua vitória na etapa de Edmonton da Fórmula Indy - Todd Korol/Reuters
Helio Castroneves celebra sua vitória na etapa de Edmonton da Fórmula Indy Imagem: Todd Korol/Reuters

Do UOL, em São Paulo

22/07/2012 17h25

Neste domingo, o brasileiro Helio Castroneves venceu a etapa de Edmonton da Fórmula Indy. Para triunfar, o piloto brasileiro teve de segurar investida de Takuma Sato, que o pressionou nas últimas voltas e terminou em segundo. Will Power completou o pódio.

Rubens Barrichello andou entre os primeiros no início da corrida, mas, após sua primeira parada, perdeu muito tempo e acabou no meio do grid. O piloto terminou em 15º, mas ganhou duas posições após punições ao término da prova e ficou em 13º. Tony Kanaan, seu companheiro de equipe, foi o 18º.

HÉLIO CASTRONEVES VENCE GP DE EDMONTON DA FÓRMULA INDY

A corrida

Dario Franchitti conseguiu manter a primeira colocação no início, mas acabou ultrapassado por Alex Tagliani, que largou em quarto, ainda na primeira volta. Logo nos primeiros metros, Castroneves conseguiu saltar de quinto para quarto, enquanto Rubinho pulou de sétimo para sexto.

VEJA A CLASSIFICAÇÃO DA PROVA

PosiçãoPiloto
Helio Castroneves
Takuma Sato
Will Power
Graham Rahal
Alex Tagliani
13ºRubens Barrichello
18ºTony Kanaan

Após começar bem a prova, Barrichello foi ultrapassado por Graham Rahal e caiu para a sétima colocação. Enquanto isso, Kanaan foi aos boxes e caiu para a penúltima posição.

A partir do 25º giro, começou a primeira rodada de pit stops. A parada de Rubinho não foi benéfica para o brasileiro, que voltou no meio de pelotão e perdeu muito tempo.

Kanaan, por sua vez, chegou a aparecer entre os dez primeiros colocados após a primeira rodada de paradas.

Na volta 29, Castroneves, que se beneficiou das paradas e pulou para a terceira posição, conseguiu ultrapassar Franchitti e passou a brigar pela liderança. No entanto, Tagliani conseguiu se defender.

No 53º giro, porém, Tagliani não foi páreo para novo ataque de Castroneves, que conseguiu ultrapassá-lo para assumir a liderança. Poucas voltas depois, o brasileiro passou a sofrer pressão de Takuma Sato.

No entanto, Castroneves conseguiu superar o ataque do rival e cruzou a linha de chegada na liderança. Enquanto isso, Barrichello e Kanaan, que chegaram a andar entre os primeiros colocados, foram prejudicados por erros de estratégia nos pit stops e terminaram em 13º e 18º, respectivamente.