Topo

Barrichello é beneficiado por punição de rival e larga em 15º na Indy; favorito, Power é pole

Rubens Barrichello participa de treino da Fórmula Indy em Baltimore - Jared C. Tilton/AFP
Rubens Barrichello participa de treino da Fórmula Indy em Baltimore Imagem: Jared C. Tilton/AFP

Do UOL, em São Paulo

01/09/2012 15h17

O brasileiro Rubens Barrichello não repetiu seu bom desempenho de sexta-feira e ficou no pelotão final do grid de largada do Grande Prêmio de Baltimore da Fórmula Indy.

Neste sábado, o piloto da KV Racing fez apenas a 17ª melhor média de tempo nos treinos classificatórios e vai largar duas posições à frente por causa de punições recebidas por adversários que fizeram tempos melhores. Na sexta, Barrichello havia ficado com a quarta melhor marca.

"Estou obviamente desapontado", declarou o brasileiro, que responsabilizou uma bandeira vermelha na pista pelo mau desempenho.."Tivemos um carro competitivo todo o fim de semana, mas só consegui fazer uma volta de classificação antes de aparecer a bandeira vermelha, interrompendo a classificação. Regras são regras e, portanto, não consegui mais qualquer volta cronometrada, por isso estamos aonde estamos."

A pole position ficou com o australiano Will Power, líder do campeonato que pode se sagrar campeão da temporada 2012 no domingo, com duas etapas antes do final. A corrida começa às 15h30 e terá transmissão do canal Bandsports.

Tony Kanaan foi o melhor brasileiro nos treinos deste sábado, fazendo a oitava melhor marca entre os 25 pilotos da categoria. Companheiro de equipe da Barrichello, Kanaan também ganhará duas posições por conta punições a rivais. Largará em sexto.

Um dos penalizados foi Bruno Junqueira que teve tempo para largar em 10º, mas perdeu dez posições por irregularidades em seu carro.