Ryan Hunter-Reay é campeão da Indy; Rubens Barrichello encerra temporada com abandono
Neste sábado, Ryan Hunter-Reay sagrou-se campeão da temporada da Fórmula Indy. O piloto contou com abandono de Will Power, que sofreu acidente durante a prova, e cruzou a linha de chegada do Grande Prêmio de Fontana na quarta colocação – ele precisava justamente chegar entre os cinco primeiros para garantir o título.
Rubens Barrichello, por sua vez, terminou sua primeira temporada na Indy com um abandono. O piloto brasileiro teve de deixar a prova na 109ª volta, após problemas no motor de seu carro.
A prova foi vencida por Ed Carpenter. Dario Franchitti, que completou a prova em segundo, e Scott Dixon, que cruzou a linha de chegada na terceira colocação, completaram o pódio.
Companheiro de equipe de Rubens Barrichello na KV, Tony Kanaan também abandonou. Helio Castroneves, o único brasileiro a concluir a prova, chegou em quinto.
A corrida
A prova começou com Kanaan largando bem e saindo da terceira colocação para brigar com o pole position Marco Andretti pela ponta. Ed Carpenter logo se meteu na briga e assumiu a liderança, enquanto Barrichello se mantinha no pelotão da frente.
Como de costume em circuitos ovais, muitos pilotos ocuparam a liderança durante a corrida. Nas primeiras voltas, além de Andretti e Carpenter, Ryan Briscoe, JR Hildebrand chegaram a ocupar a ponta.
No 56º giro, a corrida ganhou em emoção quando Power, líder do campeonato e principal favorito ao título da temporada, rodou, chocou-se contra o muro e danificou seu carro. Com isso, as esperanças de Hunter-Reay aumentaram.
Com a bandeira amarela causada pelo acidente, os pilotos aproveitaram e foram aos boxes para trocar pneus e colocar combustível.
AMERICANO RYAN HUNTER-REAY É O NOVO CAMPEÃO DA INDY
Após o abandono de Power, Hunter-Reay precisava chegar, no mínimo, na sexta colocação para sagrar-se campeão. Após a relargada, o piloto apareceu em 11º.
Em nova relargada, no 85º giro, Hunter-Reay ultrapassou Barrichello e apareceu entre os cinco primeiros pela primeira vez na corrida.
Na volta 109, a última corrida do ano acabou com abandono para Rubinho. Após problema no motor, o carro do brasileiro chegou a pegar fogo, mas as chamas logo foram controladas e o piloto conseguiu deixar o carro. Enquanto isso, Hunter-Reay ia perdendo posições.
Na metade da prova, Power ainda tentou voltar para a prova para recuperar algumas posições e dificultar a vida de Hunter-Reay. O australiano ainda conseguiu se colocar à frente de EJ Viso, que também abandonou, antes de se retirar definitivamente da corrida. Com isso, seu rival teria de chegar no mínimo em quinto para ser campeão.
A manobra de Power, no entanto, não foi suficiente para lhe dar o título. Após nova relargada, faltando 15 voltas para o fim, Hunter-Reay apareceu em quinto, posição que lhe dava o título. A partir daí, ele tomou postura agressiva e chegou a aparecer na terceira colocação.
A prova ainda teve bandeira vermelha quando restavam oito voltas por conta de acidente de Tony Kanaan, que teve de abandonar a corrida. Mesmo assim, Hunter-Reay conseguiu se segurar na quarta posição após mais um reinício e garantiu o troféu.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.