Topo

Piloto que virou hit na web pediu para mulher não chamá-lo de Ninho em vídeo: "não ia pegar bem"

Paranaense Augusto Farfus fez sucesso em vídeo promocional da BMW - Fia WTCC/Divulgação
Paranaense Augusto Farfus fez sucesso em vídeo promocional da BMW Imagem: Fia WTCC/Divulgação

José Ricardo Leite

Do UOL, em São paulo

08/10/2012 06h00

O piloto brasileiro Augusto Farfus Jr. virou hit na internet por um vídeo que fez com sua mulher em uma ação promocional da BMW, montadora de sua equipe no DTM (campeonato alemão de carros de turismo).

Ele conta que o vídeo foi o mais visto da história da BMW e que passou de um milhão de acessos. O sucesso foi em função de sua esposa, Liri, demonstrar pânico ao andar pela primeira vez a alta velocidade em um carro de corrida.

Liri fica assustada com a velocidade e perigo do “Inferno Verde” de Nordschleife, parte antiga do circuito alemão de Nurburgring que hoje serve como estrada. Em vários momentos chama o piloto por seu apelido, “Ninho”. Augusto disse que o pânico foi tão grande que ela esqueceu uma “orientação” dele para chama-lo pelo nome.


“Agora todo mundo me chama de ninho. Eu  falei pra ela, ´Liri, me chama de Augusto, não vai pegar bem se chamar de Ninho e todo mundo ver, vai ficar gravado. Mas ela esqueceu logo na primeira curva. Foi algo espontâneo. Ninguém esperava essa repercussão. Mas bombou e passou em TV belga, alemã, e vários sites”, falou ao UOL Esporte.

“E olha que não foi uma volta muito rápida. Ela estava muito apreensiva, de manhã cedo ela não queria mais ir. Ela falou ´arruma mulher de outro piloto que não vou´. Não queria. Mas acabou dando certo”, continuou.

Ele ainda explicou a origem do apelido. “Como sou Augusto Junior, quando eu era pequeno, todo mundo me chamava Juninho. E depois encurtou de Juninho para só Ninho. E minha família só me chama assim.”

Uma semana depois do sucesso do vídeo, Augusto conquistou a primeira vitória de um piloto brasileiro no DTM, na penúltima etapa da temporada disputada no Circuito da Comunidade Valenciana em Cheste, na Espanha.

AUGUSTO FAZ HISTÓRIA NA DTM

  • Após virar hit na internet, piloto brasileiro faz história com vitória inédita na categoria

A primeira vitória de Farfus no DTM foi de ponta a ponta, outro feito inédito para o Brasil, que nunca tinha conseguido uma pole na competição. “Foi fantástico. Fui o primeiro brasileiro a vencer uma prova e ser pole no DTM. Foi uma semana especial, não só pra mim como para toda a equipe. O DTM é um campeonato muito difícil e disputado”, falou.


Apesar da vitória, Farfus não tem chances de brigar pelo título do campeonato. Líder da classificação, o britânico Gary Paffett, que corre pela Mercedes e já foi piloto de testes da McLaren, abandonou a prova e deu chance para o canadense Bruno Spengler encostar após chegar em sexto lugar.

Faltando apenas a etapa de Hockenheim no dia 21 de outubro, Paffett lidera com 127 pontos, apenas três de vantagem em relação a Spengler. Farfus está em oitavo, com 54 pontos em sua temporada de estreia, 25 deles conquistados com a vitória deste domingo. O brasileiro correu seis anos no WTCC (mundial de carros turismo) entre 2005 e 2010, tendo conquistado 15 vitórias.

Augusto chegou a fazer testes com carros de Fórmula 1, mas vem fazendo a carreira em categorias de turismo. Ele diz que foi uma questão de oportunidade.

“A minha mudança pros carros de turismo foi por falta de oportunidades, de patrocinadores e investidores que me ajudassem na Fórmula 1. Mas fiz o certo, venci nas categorias de turismo e isso não tem valor que pague, participar de campeonatos importantes. E o DTM é o único campeonato n Europa onde todos pilotos são pagos pela montadora. Isso não acontece no Mundial de Rali, Fórmula 1 e Fórmula Indy, por exemplo”, falou.