Topo

Cacá Bueno perde milhão por pane seca no fim, mas é penta da Stock Car; Barrichello é 22º

Cacá Bueno comemora o quinto título da Stock Car após o terceiro lugar em Interlagos - Duda Bairros/Vicar
Cacá Bueno comemora o quinto título da Stock Car após o terceiro lugar em Interlagos Imagem: Duda Bairros/Vicar

Do UOL, em São Paulo

09/12/2012 10h32

O piloto Cacá Bueno confirmou seu domínio na Stock Car ao conquistar na manhã deste domingo seu quinto título da categoria. Em uma corrida emocionante, Cacá sofreu com pane seca nos últimos metros, terminou a Corrida do Milhão na terceira colocação e mesmo assim levou o troféu. Rubens Barrichello foi discreto e terminou em 22º, enquanto Thiago Camilo levou o prêmio de R$ 1 milhão por vencer a última prova do ano.

Com a terceira posição em Interlagos, Cacá Bueno somou 36 pontos (a pontuação é dobrada na última prova do ano) e terminou a temporada com 195 pontos.  

A chegada da Corrida do Milhão foi emocionante. Cacá Bueno iniciou a última volta na liderança e parecia que conquistaria o título com vitória e R$ 1 milhão na conta. Porém, uma pane seca a poucos metros da linha de chegada impediu o triunfo, mas não o pentacampeonato. Thiago Camilo e Ricardo Maurício ultrapassaram Cacá e terminaram na frente. 

Com o melhor tempo no treino classificatório, Cacá Bueno saiu na frente, mas largou mal muito mal e caiu para a quarta colocação antes da primeira curva. O piloto ainda foi ameaçado por Valdeno Brito, mas segurou a posição após na freada da reta oposta. Allam Khodair aproveitou o deslize do líder e pulou para a primeira posição.

Já Rubinho, que largou na sétima posição, também foi mal nas primeiras curvas e caiu para a 11ª posição ainda na primeira volta.

As posições no pelotão da frente se estabilizaram após as primeiras voltas e Cacá Bueno estava confortável na quarta posição, justamente a que precisava para conquistar o quinto título na categoria. Enquanto isso, Khodair seguia tranquilo na primeira posição e Ricardo Maurício, maior ameaça ao título de Cacá, estava na segunda colocação.

Como Ricardo precisou parar no box para reabastecimento e troca de pneus, Cacá ganhou uma posição e ficou ainda mais tranquilo na terceira posição. Poucas voltas depois, Daniel Serra parou e o líder do campeonato assumiu o segundo lugar. Enquanto isso, Rubinho também precisou trocar dois dos quatro pneus e foi para as últimas posições. 

Nas voltas finais, os pilotos estavam mais preocupados em economizar combustível para evitar uma parada e Galid Osman aproveitou para ultrapassar Cacá Bueno, mas a terceira posição ainda dava o pentacampeonato.

Porém, as emoções estavam guardadas para o final. Na penúltima volta, Cacá deixou Galid para trás e assumiu a liderança, mas faltou combustível na reta final e o campeão foi ultrapassado por Thiago Camilo, o vencedor da prova, e Ricardo Maurício. 

Entre os outros convidados além de Barrichello, Tony Kanaan se envolveu em um acidente logo nas primeiras voltas e abandonou a prova. Já Helio Castroneves, que fez estreia na categoria, terminou na 14ª posição, enquanto Raphael Matos, outro estreante, foi o nono.