Topo

Senna revela ter recusado oferta da F1 e correrá nas 24h de Le Mans

Bruno Senna é apresentado pela equipe Aston Martin do Mundial de Endurance - Divulgação
Bruno Senna é apresentado pela equipe Aston Martin do Mundial de Endurance Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

05/02/2013 18h38

Sem vaga na Fórmula 1 em 2013 após ser dispensado pela Williams, o brasileiro Bruno Senna revelou ter recusado uma oferta para continuar na categoria em uma equipe menor, e se disse impressionado com a sua nova casa, a equipe Aston Martin do Mundial de Endurance, que disputará a prestigiada prova das 24 Horas de Le Mans.

“Até 2009, sempre conquistei vitórias e pódios nas categorias por onde passei. Desde então, por uma série de circunstâncias fora do meu controle, não tive a mesma chance na Fórmula 1. As propostas que me foram oferecidas nesta temporada também não me davam essa possibilidade”, comentou Senna sobre a mudança.

O brasileiro já conheceu a estrutura da Aston Martin e se disse empolgado no comunicado oficial: “Fiquei impressionado com o que encontrei. Todo o desenvolvimento do carro é feito em casa, desde o motor V8 até as peças. Parece uma equipe de Fórmula 1 em escala. Será bom dar uma diversificada na carreira e aprender mais uma categoria”. 

ANÁLISE: FÁBIO SEIXAS

A decisão de Bruno é compreensível. O discurso é plausível. Ele já correu de Turismo antes e parece ter gostado. Com isso, é questão de tempo até a Force India anunciar Jules Bianchi para a última vaga aberta no grid da F1.

Bruno dividirá o cockpit de um Vantage GTE com o francês Fréderic Makowie. Sua primeira experiência será nos testes dos próximos dias 17 e 18 de fevereiro, na cidade portuguesa de Portimão. “Depois dessa primeira sessão de ensaios, ainda teremos outra antes de seguir para os Estados Unidos. Em Sebring, vamos andar desde a segunda-feira antes da corrida. E depois dela, no dia seguinte, vamos dar apenas uma limpada no vidro antes de rodar por mais 12 horas. Será quase uma simulação de uma prova de 24 horas como a Le Mans", observou.

Sebring, na Flórida, será o palco de uma prova de 12 horas no dia 16 de março, que vai abrir o calendário da American Le Man Series. Servirá como o início da preparação da equipe inglesa para a mais prestigiada prova de longa duração do automobilismo mundial, marcada para o dia 22 de junho. 

O direto da Aston Martin,  John Gaw, exaltou a chegada de Bruno: "Desde o início de nossas negociações ficou claro que ele estava à procura de um programa que lhe permitisse vencer corridas em alto nível mundial. Isso combinou perfeitamente com os planos da Aston Martin para 2013. Esta temporada será incrivelmente competitiva no Mundial de Endurance e o Bruno será um grande reforço para nossa campanha".

$escape.getHash()uolbr_tagAlbumEmbed('tagalbum','9656', '')