Topo

Indy no Anhembi altera 'curva do engarrafamento' e amplia segurança

Em 2012, houve acidente com 8 carros na curva. Área foi aumentada para 2013 - Roberto Setton/UOL
Em 2012, houve acidente com 8 carros na curva. Área foi aumentada para 2013 Imagem: Roberto Setton/UOL

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

27/04/2013 14h57

A 4ª edição da Fórmula Indy em São Paulo terá como principal novidade o alargamento da área do gargalo após a reta de largada. O local fica no trecho conhecido como "S de Samba" e era disparado o ponto que mais colecionou acidentes.

No ano passado, por exemplo, oito carros se acidentaram na chicane, entre eles os brasileiros Tony Kanaan e Bia Figueiredo, engarrafando o trecho logo após relargada.

Em visita ao circuito de rua neste sábado, o prefeito Fernando Haddad conferiu a mudança no S de Samba. Para ampliar o trecho de redução de velocidade, um trecho do piso de estacionamento foi asfaltado, aumentando a área do S.

"Criava-se um engarrafamento depois da reta de largada. Basicamente um carro passava por vez naquele trecho. A área foi ampliada, com a capacidade de agora dois carros passarem. Isso traz mais velocidade e aumenta a segurança", disse Caio Luiz de Carvalho, diretor geral da Enter, empresa do Grupo Bandeirantes, responsável pela organização da prova no Brasil.

As demais características da pista foram mantidas. A prova do Anhembi tem 3,8 km de extensão e é a que mais favorece ultrapassagem na Fórmula Indy, levando-se em conta circuitos de rua.

A etapa Brasil ocorrerá nos dias 4 e 5 de maio e terá a presença de três brasileiros: Tony Kanaan, Bia Figueiredo e Hélio Castroneves.

A liderança da Indy após três corridas é de Castroneves, da Penske. O japonês Takuma Sato aparece em segundo.

PROJETISTA AMERICANO DA PROVA EM SÃO PAULO EXALTA PISTA