Topo

Castroneves lamenta azar no treino, mas fica à frente do carrasco Power

Hélio Castroneves largará apenas na 18ª colocação na São Paulo Indy 300 - Fernando Donasci/UOL
Hélio Castroneves largará apenas na 18ª colocação na São Paulo Indy 300 Imagem: Fernando Donasci/UOL

Rafael Krieger

Do UOL, em São Paulo

04/05/2013 15h41

O treino de classificação acabou mais cedo para a poderosa equipe Penske na São Paulo Indy 300. Após dominar as sessões livres, o tricampeão da prova Will Power levou azar e vai largar na 22ª colocação. Seu companheiro, o brasileiro Helio Castroneves, também se deu mal na estratégia e ficou apenas com o 18º lugar no grid da corrida, que terá largada ao meio-dia de domingo.

Power e Castroneves esperaram até os últimos minutos da primeira parte do treino para tentar suas voltas rápidas, mas não contavam com uma bandeira vermelha causada por uma batida de James Jakes. A sessão foi interrompida, e eles tiveram que voltar aos boxes enquanto o cronômetro corria. Quando os dez minutos se esgotaram, restou lamentar. 

O brasileiro Tony Kanaan surpreendeu, fez um bom treino classificatório e largará em quarto no grid. A pole ficará com o atual campeão Ryan Hunter-Reay.

Líder do campeonato, Castroneves se mostrou perplexo e admitiu preocupação para a corrida de domingo: “Muita gente já tinha passado quando o cara quebrou o motor, era só terminar a volta. Estou meio surpreso, porque essa era a volta em que a gente estava mais rápido. Não deu para entender. Acho que é o nome do jogo. Na verdade, está meio confuso”.

“Ele (Jakes) estava fora, parou em uma área livre de perigo. Estou chocado, porque tinha uma grande esperança. Não vamos largar bem, e vamos ter que mudar a estratégia. Meus concorrentes no campeonato vão largar na frente, preocupa um pouco, mas não vamos perder a confiança. Ainda não caiu a ficha, para falar a verdade”, completou Castroneves.

Vencedor de todas as corridas da Indy já realizadas em São Paulo, o australiano Will Power terá dificuldades para manter a hegemonia. Largando da 22ª posição, ele deverá travar um duelo direto com o companheiro de equipe Castroneves logo nas primeiras voltas. “Peço à torcida que compareça, porque ao menos vai ser uma boa corrida”, consolou-se o brasileiro.