Topo

Hunter-Reay crava a pole na Indy em SP, e Kanaan larga em quarto

04.mai.2013 - Tony Kanaan após primeiro treino livre da São Paulo Indy 300 neste sábado, no Anhembi, em São Paulo - Carsten Horst/Fotoarena
04.mai.2013 - Tony Kanaan após primeiro treino livre da São Paulo Indy 300 neste sábado, no Anhembi, em São Paulo Imagem: Carsten Horst/Fotoarena

Rafael Krieger

Do UOL, em São Paulo

04/05/2013 15h56

Atual campeão da Fórmula Indy, o norte-americano Ryan Hunter-Reay conquistou a pole position da etapa de São Paulo neste sábado. O destaque entre os brasileiros foi Tony Kanaan, que obteve o quarto lugar, mesmo correndo com uma lesão na mão direita. Foi a melhor classificação do baiano neste ano e também de todas as suas participações no Anhembi. 

A grande surpresa do treino foi o fiasco do atual campeão da prova, Will Power, que levou azar na estratégia e vai sair apenas em 22º. O brasileiro Helio Castroneves também se deu mal, mas vai largar um pouco à frente, em 18º .Bia Figueiredo, por sua vez, assegurou a sua melhor posição no grid em São Paulo, com a 16ª colocação.

Durante as sessões livres, Kanaan reclamou de dores na mão direita e recorreu a bandagens e até gelo. Mas mostrou consistência desde o começo das atividades, e confirmou o bom momento já nas primeiras fases do treino de classificação. “No momento de adrenalina, a mão não dói. Mas tenho certeza de que vou pagar por isso hoje à noite”, comentou o brasileiro, que levantou a torcida no Anhembi.

 

 

"Foi demais, na minha terceira volta eu até dei uma desconcentrada, porque vi que a arquibancada estava toda de pé. Mas e uma ótima posição para largar, vai dar para ganhar, passar três não vai ser difícil”, completou Kanaan.

O treino da Indy é dividido em três partes. Na primeira, os pilotos são divididos em dois grupos, e os seis melhores de cada avançam para a segunda fase, que elimina outros seis e classifica o restante para a disputa da pole.

No primeiro grupo, Kanaan só marcou volta rápida a três minutos do final, e logo pulou para a liderança. Foi ultrapassado por EJ Viso e Dario Franchitti antes que Tristan Vautier causasse a bandeira vermelha que encerrou o treino. Mesmo assim, o brasileiro avançou para a segunda fase com tranquilidade. Marco Andretti, Takuma Sato e Scott Dixon completaram a lista dos classificados.

O segundo grupo teve um piloto a mais, com o agravante de contar com o carrasco Will Power. Surpreendentemente, ele levou azar e foi eliminado, assim como Castroneves e Bia. Quando eles saíam para fazer voltas rápidas, esbarraram na bandeira amarela causada por uma batida de James Jakes. O treino foi interrompido, mas o cronômetro não parou, e eles não tiveram tempo para tentar ficar entre os seis primeiros.

Dos boxes, Will Power lamentou a modesta 22ª posição no grid, depois de dominar as sessões livres. Seu companheiro Castroneves vai largar em 18º, e Bia Figueiredo à frente dos dois, em 16º. Simona de Silvestro avançou em primeiro, junto com James Hinchcliffe, JR Hildebrand, Justin Wilson, Sebastien Bourdais e Ryan Hunter-Reay.

Na segunda fase do treino, Tony Kanaan marcou o melhor tempo do fim de semana até então e quebrou o recorde que era de Will Power: 1min20s495. O brasileiro avançou para a disputa da pole em primeiro lugar. Ao voltar para os boxes, foi aplaudido. Além dele, os classificados foram James Hinchcliffe, EJ Viso, Dario Franchitti, Ryan Hunter-Reay e Scott Dixon.

Os seis pilotos que restaram demoraram cinco minutos para entrar na pista. O primeiro a acelerar foi Kanaan, seguido por Franchitti e Hunter-Reay, que logo assumiu a ponta e marcou novo recorde da pista, com 1min20s431. Uma batida de James Hinchcliffe abreviou o treino, que manteve o norte-americano na ponta, seguido por EJ Viso, Dario Franchitti e Kanaan.