Topo

Power bate recorde da pista e lidera segundo treino; Castroneves fica em quinto

Will Power fecha o primeiro treino livre da São Paulo Indy 300 deste sábado na liderança - Fernando Donasci/UOL
Will Power fecha o primeiro treino livre da São Paulo Indy 300 deste sábado na liderança Imagem: Fernando Donasci/UOL

Rafael Krieger

Do UOL, em São Paulo

04/05/2013 13h16

O australiano Will Power vem mantendo um domínio que já dura desde 2010 no circuito do Anhembi neste sábado. Depois de liderar a primeira sessão, o piloto da Penske liderou também o segundo treino livre, com direito a recorde da pista. Tricampeão da prova, ele é o favorito para o treino de classificação, que começa às 14h35 no horário de Brasília.

Power marcou o tempo de 1min20s926 e melhorou em mais de três décimos o recorde do circuito, que já era seu. Companheiro do australiano na Penske, Helio Castroneves foi o melhor brasileiro, na quinta posição. “Mudamos bastante o carro, ainda falta um pouco, mas melhorou bastante em relação ao primeiro treino. Agora, a gente vai usar um pneu mais macio, isso talvez afete o carro, mas é igual para todo mundo. Vamos ajustar um pouquinho para essas condições,  e a estratégia é ficar entre os seis primeiros”, comentou Castroneves. 

Correndo com a mão lesionada, Tony Kanaan teve mais dificuldades no segundo treino, mas ainda assim terminou em décimo. Ele experimentou usar uma bandagem, mas não se sentiu confortável e tirou logo em seguida. Chegou a precisar da ajuda de um mecânico para calçar a luva na mão direita. Para piorar, chegou a atingir uma barreira de pneus no S do Samba.

 

Assim como no final do primeiro treino, Kanaan voltou a usar gelo na mão direita logo após sair do carro. Ele explicou por que tirou a bandagem: “Ela começou a me incomodar, a mão deu uma inchada, apertou e eu tirei. Estamos tentando fazer da melhor maneira possível, mas tem que cuidar, porque está doendo. Acho que vamos ficar entre os seis”. 

Já a brasileira Bia Figueiredo não conseguiu sair das últimas posições. Ainda sofrendo com o acerto do carro, ela terminou em 22º lugar, um posto à frente da posição obtida durante a primeira sessão de treinos pela manhã.

Os pilotos brasileiros já puderam sentir a presença da torcida, que já ocupa boa parte das arquibancadas, apesar do forte sol. Durante a manhã, as tribunas estiveram praticamente vazias. O segundo treino também teve mais batidas que o primeiro. A organização precisou mostrar a bandeira vermelha quatro vezes para interromper a sessão.

Durante uma dessas interrupções, Will Power trabalhou nos boxes para conseguir o melhor ajuste de seu carro e estabeleceu o novo recorde logo após voltar à pista. Graças ao alargamento da curva do S do Samba, já era esperado que o circuito tivesse uma nova volta mais rápida neste ano.

Além de Will Power, o segundo colocado Ryan Hunter-Reay e o terceiro, EJ Viso, também quebraram o recorde anterior do circuito, que era de 1min21s271. Durante o treino de classificação, os pilotos terão uma nova oportunidade para baixar esse tempo.