Kanaan vence prova emocionante e ganha 500 milhas de Indianápolis pela 1ª vez
O brasileiro Tony Kanaan conseguiu, finalmente, vencer pela primeira vez uma edição das 500 milhas de Indianápolis ao triunfar neste domingo na mais tradicional prova do automobilismo americano, válida pela Fórmula Indy, de maneira emocionante.
A segunda colocação ficou com Carlos Muñoz, enquanto Ryan Hunter-Reay ficou com a terceira colocação. Hélio Castroneves ficou em sexto, e Bia Figueiredo terminou nove posições abaixo.
Desde 2002, Kanaan já havia ficado entre os cinco primeiros colocados em quatro oportunidades. Já havia batido na trave ao ficar no pódio em duas vezes, uma como segundo colocado e outra como terceiro.
O piloto da KV Chevrolet é o quarto brasileiro a conseguir vencer as 500 milhas. Antes, Emerson Fittipaldi, duas vezes, Gil de Ferran, uma, e Hélio Castroneves, três, já haviam arrematado a prova.
Após o triunfo, o baiano tomou o tradicional leite da vitória e demonstrou seu bom humor. “Vamos botar um pouco de chocolate”, brincou. “Filho, te prometi, né? Foi pra você, te amo”, continuou.
Antes da corrida, Castroneves e Kanaan foram alguns dos mais homenageados e ovacionados pelo público norte-americano pela longa história no automobilismo local.
Kanaan largou apenas na 12ª colocação, mas foi muito bem na saída e em pouco tempo passou a disputar as primeiras posições. Na nona volta assumiu a liderança da prova.
Passou a duelar fortemente com Marco Andretti. Ambos começaram a se alternar na ponta a cada volta. O brasileiro foi o primeiro a parar nos boxes, na 29ª volta. Voltou no pelotão intermediário até que na volta 74 assumiu novamente a ponta.
Castroneves ocupava posições intermediárias, mas quase sempre se manteve entre os dez primeiros na primeira metade da prova. Até que na 145ª volta assumiu pela primeira vez a liderança. Era o nono piloto a ocupar aquela posição.
A alternância na ponta continuava a cada volta. Kanaan assumiu a ponta novamente faltando 12 voltas para o final. O brasileiro liderava a prova quando restavam três voltas. Depois, houve um acidente que fez com que bandeira amarela paralisasse a prova. E o brasileiro assim manteve sua colocação até o final.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.