Topo

Supersticioso, Kanaan se emociona com 'medalha da sorte' de campeão paraolímpico

Tony Kanaan beija troféu na tradicional sessão de fotos do campeão das 500 milhas de Indianápolis - Michael Conroy/AP
Tony Kanaan beija troféu na tradicional sessão de fotos do campeão das 500 milhas de Indianápolis Imagem: Michael Conroy/AP

Renan Prates

Do UOL, em São Paulo

30/05/2013 06h00

O piloto brasileiro Tony Kanaan sempre foi conhecido também pelo seu lado supersticioso. Ele admitiu que antes de vencer as 500 milhas de Indianapolis contou com a ‘medalha da sorte’ do campeão paraolímpico e da Fórmula Indy, Alessandro Zanardi.

“Foi uma história muito legal. Como falei, parece foi historia de filme. Zanardi apareceu pra me visitar. Chegou na quinta, porque tinha também uma homenagem do Chip [Ganassi]. Ele recebeu o carro que ganhou no campeonato”, explicou Kanaan durante teleconferência realizada com os jornalistas brasileiros nesta quarta-feira.

Zanardi foi bicampeão da Champ Car (antigo nome da Fórmula Indy) em 1997 e 1998. O piloto também disputou cinco temporadas na Fórmula 1. Depois de sofrer um acidente que o deixou com as duas pernas amputadas, o italiano ainda correu em cinco anos consecutivos no Campeonato Mundial de Carros de Turismo.

Em 2007, Zanardi passou a praticar o paraciclismo. Bastou cinco anos para ele obter resultados expressivos na Olimpíada de Londres: duas medalhas de ouro e uma de prata, emocionando o mundo com sua história de superação.

“Domingo ele [Zanardi] apareceu no meu ônibus com uma caixa na mão. Abriu e era a medalha da Paraolimpíada. Ele disse: preciso que você esfregue essa medalha, pois ela tem poderes especiais. Esfreguei no corpo inteiro. Falei: tenho uma hora: posso ficar aqui com ela? Fiquei abraçado com a medalha uma hora. Levantei e fui embora para o carro. O resultado vocês já sabem”, celebrou Kanaan, que conseguiu vencer as 500 milhas de Indianápolis pela primeira vez na carreira.

Kanaan se viu no dever de retribuir a gentileza do amigo com um presente após a conquista em Indianápolis. O piloto brasileiro admitiu que se emocionou ao entregar o capacete que correu em Indianápolis para Zanardi.

“Ele teve que voltar para o meu ônibus para pegar medalha de volta. Depois de tudo, da nossa amizade, achei que a melhor forma de agradecer foi dando meu capacete da vitória para ele. Falei: acho que você merece levar isso com você. Nós dois nos emocionamos. Foi um momento muito legal”.

"O QUE MAIS QUERO AGORA É ARRUMAR UM CONTRATO PARA 2014"

  • Chris Graythen/AFP

    Com os pés no chão e mostrando sinceridade, Tony Kanaan declarou nesta quarta-feira, em uma teleconferência com a imprensa brasileira, que após a vitória nas 500 Milhas de Indianápolis, seu principal objetivo é simplesmente continuar correndo. Há pelo menos três temporadas, o piloto tem problemas para conseguir patrocinadores, e precisa correr atrás de formas para completar o orçamento de sua equipe, KV.

Após perder as pernas no automobilismo, Zanardi ganha ouro no ciclismo na Paraolimpíada - relembre como foi

  • AP Photo/Alastair Grant

    O italiano Alessandro Zanardi, ex-piloto das Fórmulas 1 e Indy, ganhou com facilidades a medalha de ouro em uma das provas do ciclismo dos Jogos Paraolímpicos de Londres-2012.