Topo

Indy tira SP do calendário, mas Kanaan ainda acredita em prova no Brasil

James Hinchcliffe venceu a edição 2013 da Fórmula Indy em São Paulo - Fernando Donasci/UOL
James Hinchcliffe venceu a edição 2013 da Fórmula Indy em São Paulo Imagem: Fernando Donasci/UOL

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

13/11/2013 06h02

A Fórmula Indy vai deixar São Paulo, mas o Brasil não sairá dos planos da categoria automobilística. A despeito de a capital paulista ter sido alijada do calendário 2014 da disputa, o piloto Tony Kanaan explicou que o país pode voltar ao cenário no ano seguinte.

“Nós vamos ter um ano de transição em 2014. Vai ser um ano de Copa do Mundo, e competir com futebol no Brasil é praticamente impossível. Mas eu ainda acho que a corrida pode acontecer, sim. Se não for em 2014, pode ser em 2015. A Fórmula Indy tem muito interesse no mercado brasileiro, e isso não pode ser ignorado”, disse o piloto.

São Paulo recebeu a Fórmula Indy nos últimos quatro anos, em circuito de rua que incluiu o complexo do Anhembi, o Sambódromo, a Marginal do rio Tietê e a avenida Olavo Fontoura. Para 2014, a prefeitura desistiu de investir R$ 30 milhões no evento.

Além do custo, o calendário pesou para a exclusão de São Paulo. A agenda de feiras e eventos do Anhembi em 2014 está muito apertada por causa da Copa do Mundo.

Com o veto ao Anhembi, a Indy e a Enter, braço de eventos do Grupo Bandeirantes, chegaram a buscar alternativas para a realização da corrida. Contudo, nenhuma das possibilidades foi suficiente para manter a prova em São Paulo.

“A prefeitura mandou uma carta para o Grupo Bandeirantes dizendo que não quer mais a Fórmula Indy. Nem chegamos a conversar sobre a questão financeira”, disse Caio Luiz de Carvalho, presidente da Enter.

Uma possibilidade que a organização da Indy considera para o Brasil é levar a corrida para outras cidades. Nos últimos anos, Ribeirão Preto e Porto Alegre chegaram a negociar com a categoria.

O calendário da Indy em 2014 terá 18 etapas, uma a menos do que neste ano. Além da exclusão de São Paulo, a principal novidade na programação será a presença de um segundo evento em Indianápolis, circuito que já abriga as tradicionais 500 Milhas.