Topo

Despedida de Dario Franchitti na Indy tem pilotos brasileiros emocionados

Do UOL, em São Paulo

20/11/2013 19h15

Na última sexta-feira, o escocês de 40 anos Dario Franchitti anunciou o fim da sua carreira no mundo da velocidade. O piloto quatro vezes campeão da Fórmula Indy sofreu um acidente no Grande Prêmio de Houston e os ferimentos o fizeram tomar tal decisão após recomendações médicas. Nesta quarta-feira, um vídeo com depoimentos de pilotos e amigos, além de passagens históricas da sua carreira, foi divulgado em sua homenagem (Confira acima).

Nele, os pilotos brasileiros Hélio Castroneves e Tony Kanaan ganharam destaque e apareceram dando declarações emocionadas sobre o companheiro de profissão.

"Dario 'Franqui', deixe-me dizer, ele é incrível! Ele sai fora, volta e continua nas melhores equipes. Então, isso prova que quanto mais velho, melhor!", falou Castroneves , visivelmente emocionado, lembrando o ano de 2008, em que Franchitti deixou a Indy para correr a Nascar. Quando saiu, defendia a escuderia Andretti Green, e no seu retorno foi para a Chip Ganass. Ambas são poderosas e vitoriosas equipes na Fórmula Indy.

"Ele é um piloto incrível. Ele é como um camaleão, vai bem em qualquer tipo de pista. É um piloto muito técnico", encerrou Helinho.

Tony Kanaan, por sua vez, foi mais sutil e sucinto para demonstrar todo o seu carinho e admiração pelo escocês. Resumiu a sua relação com Franchitti uma única frase: "O meu melhor amigo".

Em seguida, foi mostrada uma cena em que o emocionado Kanaan abraçava Franchitti após uma das três vitórias do piloto nas 500 milhas de Indianápolis, uma das provas mais tradicionais de todo o automobilismo: "Foi um momento muito tocante. Com todo o meu coração, eu poderia dizer que estava muito feliz por ele", falou o brasileiro durante um evento, enquanto Franchitti mostrava olhos já marejados pelas palavras do amigo.

Além dos brasileiros, muitos outros esportistas e amigos prestaram suas homenagens ao agora ex-piloto. Dario Franchitti, ao anunciar a aposentadoria, explicou o motivo: "Um mês depois do acidente, e baseando-me nas recomendações dos médicos que me trataram, a melhor coisa a fazer é colocar um fim às corridas".

No dia 6 de outubro, ele tocou na traseira do carro do japonês Takuma Sato e acabou batendo com violência nas paredes de segurança, sofrendo um traumatismo craniano e algumas fraturas.

Na Indy, Dario terminou tendo participado de 151 GPs, fez 23 poles, alcançou 59 pódios e venceu 23 corridas.