Topo

Brasileiro estrela lançamento de primeiro carro elétrico da Fórmula E

Do UOL, em São Paulo

07/01/2014 09h30

O primeiro carro que vai disputar a Fórmula E, categoria de monopostos elétricos que terá sua temporada de estreia em 2014, foi apresentado na noite da última segunda-feira, em Las Vegas, nos EUA. O brasileiro Lucas di Grassi foi o astro da apresentação e pilotou o modelo para o público local.

O carro Spark-Renault SRT-01E é capaz de desenvolver uma velocidade de até 225 km/h. A temporada da Fórmula E está programada para começar em setembro, na China. No total, serão dez corridas marcadas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Uma delas será disputada no Rio de Janeiro, no próximo dia 15 de novembro.

“É um sentimento diferente de qualquer outro. Você tem que ser mais preciso, mas é mais eficiente”, disse Di Grassi após o lançamento do carro.

“A Fórmula E é o futuro do automóvel, penso que isto mudará a percepção  que se tem dos carros elétricos”, disse Paul Jacobs, chefe executivo da Qualcomm, uma das patrocinadoras da categoria.

O chefe da Fórmula E, Alejandro Agag, disse que espera da nova categoria uma mudança nos carros elétricos e sua imagem. “Os automóveis elétricos são percebidos como lentos. Buscamos que mais consumidores tenham um carro elétrico”, disse.