Topo

Chileno tem traumatismo craniano e lesão grave após acidente no Dakar

Jeremias Israel, chileno que sofreu um grave acidente no Rali Dakar em 2014 - Reprodução/Facebook Jeremias Israel
Jeremias Israel, chileno que sofreu um grave acidente no Rali Dakar em 2014 Imagem: Reprodução/Facebook Jeremias Israel

Das agências internacionais, em Santiago (Chile)

15/01/2014 14h40

O piloto chileno Jeremias Israel Esquerre sofreu um acidente na etapa desta quarta-feira (15) do Rali Dakar e teve que ser levado ao hospital com lesões sérias no crânio e no ombro. Israel ocupava a quarta posição geral entre as motos e lutava pela vitória com sua Speedbrain.

“O paciente sofreu múltiplos traumas, traumatismo cranioencefálico, lesões faciais e um ferimento grave no ombro direito”, relatou César Cárcamo, diretor do hospital de Iquique que tratou o piloto.

Ele chegou à clínica em um helicóptero da Força Aérea Chilena e depois foi encaminhado para a capital Santiago, onde passará por um procedimento cirúrgico de urgência no ombro direito.

O acidente ocorreu durante a décima etapa do Dakar, entre as cidades chilenas de Antofagasta e Iquique. Segundo a organização do rali, Israel se chocou contra uma rocha em um trecho estreito, rodando ao lado do espanhol Joan Barreda-Bort (Honda), segundo na classificação geral.   

Com experiência no motocross e supercross dos Estados Unidos, Israel estreou no Dakar no ano passado, quando terminou na 57ª posição. Antes da atual edição, o chileno disse que esperava lutar por boas posições. Ele foi evoluindo a cada etapa antes de chegar ao quarto lugar até abandonar na décima etapa.

A edição 2014 do Dakar registrou até agora a morte de um piloto: o belga Eric Palante, de 50 anos, que competia entre as motos e se acidentou na quinta etapa, semana passada. Pouco depois, dois jornalistas argentinos que cobriam o Rally Dakar para a revista Super Rally morreram em um acidente de carro enquanto se dirigiam a San Miguel de Tucumán, na Argentina.