Topo

Barrichello tem conquista rara. Ex-pilotos da F1 sofrem na Stock Car

Do UOL, em São Paulo

01/12/2014 06h00

Pilotar na maior categoria do automobilismo não é garantia de sucesso na Stock Car. Dos 32 pilotos brasileiros com passagem pela Fórmula 1 até hoje, 15 disputaram a categoria brasileira e a maioria não teve sucesso. Rubens Barrichello é apenas o terceiro a conseguir levantar a taça.

Ele se juntou ao grupo que tinha o tricampeão Chico Serra e o 12 vezes campeão Ingo Hoffmann. Na lista de pilotos sem títulos na Stock estão Luciano Burti, Christian Fittipaldi, Raul Boesel, Ricardo Zonta, Enrique Bernoldi, Tarso Marques e Antonio Pizzonia.

Cabe ressaltar que nomes como Bruno Senna, Nelsinho Piquet, Roberto Pupo Moreno e Lucas di Grassi participaram apenas de provas individuais e não correram a temporada toda. Antes de Barrichello, a última vez em que um ex-piloto de Fórmula 1 fora campeão na categoria brasileira havia sido em 2002 com Ingo Hoffmann.

A Stock Car foi criada em 1979, mas nas primeiras décadas foram poucos pilotos com passagem na Fórmula 1 a guiar seus carros. Mas é importante lembrar que o número de brasileiros competindo no exterior e por consequência na principal categoria do automobilismo era inferior a hoje.

O movimento se intensificou com a virada de século e o crescimento da Stock Car. Entre os 15 pilotos que passaram pelas duas categorias, 13 ingressaram a partir do ano 2000. Rubinho é o primeiro a competir apenas neste século a levar a taça.