Topo

Castroneves sofre acidente feio e decola em treino das 500 milhas; veja

Do UOL, em São Paulo

13/05/2015 15h03

Helio Castroneves sofreu um acidente impressionante em um treino para a as 500 milhas de Indianópolis. Depois de bater em uma curva do oval o brasileiro viu seu carro decolar, ficou de ponta cabeça no ar e por sorte não caiu assim na pista do autódromo. Apesar do susto, o piloto passa bem.

“Às 12h47 [horário de Indiana], durante um treino em Indianápolis, o carro número 3 de Helio Castroneves bateu na curva 1. Ele está bem, sem lesões. Obrigado”, escreveu a assessoria de imprensa do piloto no seu Twitter oficial.

“Para não dizer que ele não sente nada, ele sente um pequeno incômodo no joelho direito. Portanto, pronto para outra. Grato pela preocupação”, escreveu o assessor Américo Teixeira em sua conta pessoal da rede de microblog.

Horas após ser examinado pela equipe do centro médico do autódromo, Castroneves já foi liberado pelos médicos, que garantiram não ter ocorrido nenhuma lesão significativa após o acidente. Em entrevista a Fox Sports norte-americana, o piloto comentou sobre o acidente. 

 "O carro estava muito bom e eu sou muito abençoado. Infelizmente, ainda não entendi o que aconteceu. Eu acabei girando para fora na curva 1. A boa notícia é que o impacto não foi tão forte e a aterrisagem também ocorreu de forma suave. Sob todos os aspectos, preciso dizer que tive muita sorte em não ter um problema maior. O acidente foi muito impressionante, mas eu estou me sentindo muito bem. Isso tudo nos fez apenas perder um dia de treino. Ainda teremos quinta e sexta-feira para nos preparar para o treino classificatório. Conto com minha equipe para recuperar o carro e eu poder retornar ao trabalho ", avaliou Castroneves.

O dono da equipe pela qual o brasileiro compete, Roger Penske, também acompanhou o piloto ao centro médico em que ele foi examinado e fez questão de destacar que o piloto está fora de perigo.

“Ele está bem, não quebrou nenhum osso. Está alerta e se preparando para voltar e tentar entender o que aconteceu. Ele disse que fez o que sempre faz, mas desta fez o carro acabou não respondendo da forma esperada. O que nos surpreendeu foi o fato do carro ter decolado após a batida. Este é um daqueles acidentes que você não gostaria de ver acontecendo, mas a boa notícia é que ele está bem e que o carro está em perfeitas condições no que diz respeito a garantir a integridade do piloto”, pontua Penske.

Helio perdeu o controle do carro e bateu com a lateral da carenagem na parede. Pela velocidade em que estava, o carro subiu de traseira e atingiu uma altura considerável com o piloto de ponta cabeça. O veículo chegou a bater com a parte traseira no chão e o carro foi parar no meio da pista, como mostram os vídeos.

Segundo a Fox Sports americana, a equipe médica ajudou Castroneves imediatamente e o piloto conseguiu sair sozinho do carro. Em poucos minutos, a pista foi limpa e o treino reiniciado.

Dia difícil
Mais cedo, Castroneves tinha sofrido uma punição da direção da Indy por uma batida no último GP da categoria, disputado em Lousiana. Na revisão das imagens, o brasileiro foi considerado culpado pelo acidente que envolveu Scott Dixon em uma disputa pelo segundo lugar. Segundo a ESPN americana, a pena foi de oito pontos na classificação geral dos pilotos.