Topo

Armadilha, terra e capotagens. EUA faz game Mario Kart virar realidade

Felipe Pereira

Do UOL, em São Paulo

10/06/2015 06h00

Enquanto muitas corridas de Fórmula 1 parecem passeios de domingo por causa da falta de pegas, ultrapassagem e emoção, os americanos criaram uma espécie de corrida maluca. Há rampas para saltos, bancos de areia que reduzem a velocidade, trechos de terras, de asfalto, curvas fechadas e muitas ultrapassagens. Para ficar igual ao game Mario Kart só falta a permissão de atirar objetos nos adversários fazendo o carro deles rodar.

O nome do campeonato é Stadium Super Trucks e o grid é formado por caminhonetes bombadas. Os veículos são equipados com motores V8 e potência de 600 cavalos - estima-se que um Fórmula 1 tem cerca de 750 cavalos. A combinação que permite aos pilotos alcançar 225 km/h. Para ficar mais emocionante, os organizadores colocam rampas na pista e os competidores saem até seis metros do chão.

O idealizador da modalidade é Robby Gordon, piloto americano que começou no off-road e disputou vários campeonatos na Indy e a na Nascar. A primeira temporada ocorreu em 2013 e como todo evento dos Estados Unidos, nasceu bem organizado tendo transmissão da NBC, uma das principais emissoras do país. Neste ano, houve uma prova na Austrália e no próximo domingo será realizada a etapa no Canadá. Os ingressos variam entre US$ 40 e US$ 175.

Ao todo serão 10 finais de semana de corridas nesta temporada com largadas na sexta-feira, sábado e domingo. Nos eventos tudo é feito para aumentar a emoção dos espectadores. Há rampas posicionadas na entrada de curvas e quem abusa do acelerador acaba tombando. O traçado mistura trechos de asfalto e terra, enquanto as curvas fechadas obrigam os pilotos a usarem a derrapagem controlada.

Os organizadores ainda espalham espécies de bancos de areia pelos circuitos e quem passa pelo local perde velocidade. A ação também nasce do ímpeto dos pilotos que proporcionam várias ultrapassagens e toques.

Com estes ingredientes é comum ver veículos andando em duas rodas e os acidentes acontecem com frequência. Também não é raro uma caminhonete correr sem parte da carenagem por causa das batidas. Tanta agitação fez a categoria ser incorporada a etapa americana do X Games.

Nas duas primeiras temporadas realizadas, o campeão foi Robby Gordon, que pelo estilo agressivo demonstrado na carreira ganhou apelido de Flash Gordon. Na prova que decidiu o primeiro título, houve um episódio inusitado quando ele errou numa rampa e capotou. Mas a caminhonete parou em pé o piloto pôde continuar na prova realizada em Las Vegas.

Em 2015, o venezuelano EJ Viso tenta colocar fim ao domínio do rival. De qualquer maneira, a categoria ainda luta por espaço e tenta por mais pilotos no grid. Atualmente são apenas 10 "malucos" que tentam se aventurar. Os organizadores apostam na emoção para a Stadium Super Trucks se firmar.