Topo

Com ajuda de Senna, Nelsinho Piquet se torna o 1º campeão da Fórmula E

Do UOL, em São Paulo

28/06/2015 12h50

O brasileiro Nelsinho Piquet comemorou neste domingo o título da primeira temporada da Fórmula E. O brasileiro brigava com o suíço Sebastien Buemi e o compatriota Lucas di Grassi. Porém, outro brasileiro foi importante para a conquista de Nelsinho: Bruno Senna segurou Buemi nas voltas finais e deu uma mão para o conterrâneo.

Vencedor na primeira corrida em Londres, no sábado, Buemi deu sorte no classificatório para a prova de domingo. Como os pilotos fazem a classificação em grupos diferentes, definidos por sorteio, o suíço se beneficiou de pegar a pista em um momento em que estava mais seca e conseguiu largar na sexta posição.

Nelsinho foi o que se deu pior, enfrentou a chuva mais acentuada e fez apenas o 16º tempo. Por sua vez, Di Grassi não teve tanto azar, não conseguiu um tempo perto do de Buemi, mas largou cinco posições à frente do compatriota.

"Sabia que seria muito difícil, largando de onde a gente estava. Combinei com o time de não ficarmos falando no rádio sobre o campeonato. A estratégia era concentrar na corrida e acelerar o máximo possível. Não tinha nada a perder e forcei o ritmo ao máximo", disse Piquet logo após descer do carro.

A corrida foi tensa para os brasileiros, que precisavam escalar posições para continuar sonhando com o título. Nelsinho apostou em economizar a bateria de seu carro elétrico para ficar mais tempo na pista no começo e assim poder forçar mais quando pegasse o segundo carro. Ele chegou a liderar a prova por um tempo e viu a estrategia render alguns lugares.

O então líder da Fórmula E aparecia na 10ª colocação quando um carro de segurança juntou todo mundo a menos de 10 voltas para o final. Neste momento Buemi era o sexto colocado e Di Grassi vinha logo atrás, no sétimo posto.

As últimas voltas foram eletrizantes. Nelsinho começou ultrapassando o companheiro de equipe e depois ganhou mais uma posição, que o deixou provisoriamente como campeão.  O suíço precisava passar Senna para ser campeão, mas o brasileiro segurou o rival e ajudou Nelsinho a comemorar o título.

"Cruzei a linha de chegada e não sabia se tinha sido campeão", confessou o brasiliense.

Uma punição para Stéphane Sarrazin, que havia sido o primeiro a completar a prova, jogou o francês para o 15º lugar e deu uma posição para os três postulantes ao título. A modificação, contudo, não alterou o resultado do campeonato.