Topo

Massa e Nelsinho reeditam dupla na volta do Brasil à Corrida dos Campeões

Dupla disputou evento em 2005. Dez anos depois, busca título inédito - Sebastião Moreira/EFE
Dupla disputou evento em 2005. Dez anos depois, busca título inédito Imagem: Sebastião Moreira/EFE

Do UOL, em São Paulo

08/09/2015 07h58

Pela primeira vez desde 2005, o Brasil terá uma equipe na Corrida dos Campeões (ROC), evento promocional anual que reúne pilotos de diversas categorias em provas de carros. Em 2015, o time brasileiro será composto por Felipe Massa e Nelsinho Piquet – justamente a dupla que representou o automobilismo brasileiro pela última vez na ROC.

Até aqui, Massa e Nelsinho se juntam a outros nomes conhecidos para o evento, que será disputado em Londres nos dias 20 e 21 de novembro. Sebastian Vettel, Nico Hulkenberg, Daniel Ricciardo, Michael Doohan, David Coulthard, Jorge Lorenzo, Tom Kristenen e Petter Solberg já foram confirmados pela organização.

No cronograma da organização, os competidores irão disputar provas em sistema eliminatório (mata-mata) em carros idênticos, de rali ou de turismo. No primeiro dia, as equipes participarão de provas por equipes; no dia 21, as disputas serão individuais, com Nelsinho Piquet representando o Brasil.

“A temporada tem sido brilhante para mim e não tem jeito mais legal de encerrar que voltando à Corrida dos Campeões. Tenho grandes memórias de Londres, naquele fim de semana dramático que fechou a temporada da Fórmula E. Estou animado em competir ao lado do Felipe novamente e tentar colocar a bandeira brasileira no alto no estádio Olímpico de Londres”, afirmou Nelsinho, que faturou o título da temporada 2014/2015 da Fórmula E justamente na capital inglesa ao superar Lucas di Grassi por apenas um ponto (144 a 143).

Em 2005, Nelsinho e Massa acabaram eliminados nas disputas individuais – o primeiro caiu nas quartas frente ao dinamarquês Tom Kristensen, enquanto o segundo perdeu nas semis para o finlandês Heikki Kovalainen. Na final, Kristensen venceu o próprio Kovalainen. Entre as equipes, o Brasil perdeu para os EUA (com Jeff Gordon e Travis Pastrana) nas quartas de final.

Para Massa, a volta à ROC merece comemoração. “Por várias vezes, a Corrida dos Campeões aconteceu nas mesmas datas do meu próprio evento anual de kart no Brasil, mas agora é a oportunidade perfeita para uma nova tentativa”, contou piloto da Williams, que disputou também a edição de 2004 do evento ao lado de Tony Kanaan.

“No nosso esporte, não é frequente ter a chance de correr pelo seu país e também estou animado para a dupla com o Nelson. Faremos nosso melhor para levar a Nations Cup para o Brasil e realizar um bom show para o público de Londres”, completou.

O Brasil jamais foi campeão da Corrida dos Campeões, disputado desde 1988. A Alemanha é a maior detentora de títulos por equipe do evento, com seis, à frente de França e Finlândia, com dois cada um. Individualmente, o francês Didier Auriol (ex-piloto da rali) faturou seis edições da ROC.