Topo

Rossi recorre ao TAS e tem punição suspensa até julgamento do caso

Do UOL, em São Paulo

30/10/2015 08h48

O italiano Valentino Rossi, punido após provocar o acidente do espanhol Marc Márquez no último domingo (25), recorreu ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) para não largar em último na prova decisiva da MotoGP, em Valência (ESP), na qual disputará o título com Jorge Lorenzo.

"O piloto italiano Valentino Rossi entrou com apelação na Corte contra a decisão da Federação Internacional de Motovelocidade (FIM) de aplicar penalização de três pontos por seu incidente com outro piloto durante a Shell Malaysia Motorcycle Grand Prix", confirma o documento do órgão. 

Por conta da ação, a direção da MotoGP informa que a punição ficará em suspenso até o julgamento do caso, que deve ocorrer até o dia 6 de novembro, segundo o TAS. A FIM ainda acrescenta que não fará qualquer comentário sobre o assunto. 

O recurso, feito de última hora e em caráter de urgência, pede revisão da punição de três pontos recebida por Rossi.  – o italiano terá de largar atrás de todos os concorrentes por acumulo de punições, mas, caso o TAS retire um só ponto desta última, estará apto para o treino classificatório.

"Na sua apelação, Mr. Rossi pede anulação da pena ou pelo menos diminuição de 3 pontos para 1. Junto a ela, fez pedido de urgência para que a execução do caso seja publicada de forma que possa evitar a perda de posições no grid de largada no próximo evento", diz o TAS. 

Escuderia de Rossi, Yamaha, havia tentado o mesmo movimento com a FIM, que decidiu manter a punição aplicada pela direção da prova. Como não obteve êxito, restou apelar ao órgão superior.

A punição recebida pelo piloto se deve ao chute aplicado por ele em Márquez, que derrubou o espanhol na etapa da Malásia, no domingo passado. O italiano acusou o rival de estar ajudando Lorenzo, seu conterrâneo, a levar o título.

Valentino Rossi ainda é líder da temporada, com 312 pontos. Logo atrás, Jorge Lorenzo soma 305. A prova final será no dia 8 de novembro.