Topo

CAS rejeita recurso e Valentino Rossi largará em último em etapa decisiva

Do UOL, em São Paulo

05/11/2015 11h19

A Corte Arbitral do Esporte (CAS), em Lausanne (Suíça) rejeitou o recurso apresentado por Valentino Rossi para se defender da punição sofrida após a etapa da Malásia do Mundial de MotoGP. Na prova, Rossi acertou um chute em Marc Márquez durante disputa de posição entre os dois pilotos.

A decisão do CAS atende a punição original da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e tira de Rossi três pontos. Assim, o italiano mantém a liderança da temporada, mas com uma margem mais estreita em relação ao espanhol Jorge Lorenzo, vice-líder: 309 a 305. Márquez, terceiro colocado do Mundial, tem 222.

Além de ter perdido pontos, Rossi terá que começar a etapa de Valência, neste domingo, na última colocação do grid de largada. A prova encerra a temporada e define o campeão de 2015.

“A Corte Arbitral do Esporte (CAS) rejeitou o recurso apresentado por Valentino Rossi contra a decisão dos comissários da FIM referente a 25 de outubro de 2015. Desta forma, a decisão de impor uma punição de três pontos para Valentino Rossi após o incidente com Marc Marquez no Grande Prêmio da Malásia de Motovelocidade está mantida, e Valentino Rossi irá começar a próxima (e última) etapa da temporada, a ser disputada em Valência (Espanha) entre os dias 6 e 8 de novembro, na última posição do grid”, diz o documento divulgado pela entidade.

O documento do CAS diz que Rossi “deliberadamente forçou Marc Márquez para fora da pista, resultando em um contato que derrubou Márquez”. A infração ao regulamento da FIM foi confirmada após a prova por comissários da entidade; por ser reincidente, Rossi foi punido também com a perda de posições no grid de largada.