Halo é principal novidade nos carros da GP3, que muda de nome em 2019
A Fórmula 3 apresentou nesta sexta-feira, em Abu Dhabi, os chassis que irá utilizar na temporada 2019, a primeira da categoria. E a principal novidade dos novos carros é a presença do halo, estrutura sobre o cockpit que tem como intenção proteger a cabeça do piloto.
A novidade foi introduzida em 2018 na Fórmula 1 e Fórmula 2. Os novos chassis da Fórmula E também adotarão o aparato no chassi da temporada 2018/2019.
Leia também:
- Piloto alemã de 17 anos sofre acidente impressionante e será operada
- Após F-E, parceira da Mercedes pode entrar em categorias de acesso da F-1
A Fórmula 3 é o novo nome da GP3, que se fundirá à Fórmula 3 europeia em 2019 para dar origem a uma nova categoria de acesso à Fórmula 1. O novo nome tende a deixar mais claro o caminho de acesso à elite do automobilismo mundial, passando por Fórmula 3 e Fórmula 2 (que abandonou o nome GP2 no fim de 2016).
Os carros da nova Fórmula 3 contarão com pneus Pirelli e motores Mecachrome naturalmente aspirados de 3,4 litros e seis cilindros. Segundo comunicado oficial da categoria, a aerodinâmica dos carros “foi otimizada para facilitar as ultrapassagens”. O novo chassi passou com sucesso por um shakedown em 11 de outubro, na França, mas será submetido a mais testes até o fim do ano. Em janeiro, as equipes terão acesso aos carros.
Na apresentação do carro em Abu Dhabi, o diretor de Fórmula 1 da FIA, Charlie Whiting, comemorou o “último passo no processo de aproximação” da categoria à plataforma da F1 e da Fórmula 2. Para ele, “é um importante objetivo para a FIA”.
“Este carro, mais poderoso e espetacular que seus antecessores, irá incluir os mais atuais padrões de segurança para monopostos”, prometeu Whiting. “A Fórmula 3 tem uma grande e rica história, e vê-la fazer parte dos finais de semana regulares de Grandes Prêmio é o começo de um empolgante novo capítulo", completou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.