Topo

Fórmula 1

Equipes contestam FIA e Ferrari em caso sobre motor e ameaçam ir à justiça

Sebastian Vettel, da Ferrari, durante teste coletivo no Circuito da Catalunha, na Espanha - Ferrari
Sebastian Vettel, da Ferrari, durante teste coletivo no Circuito da Catalunha, na Espanha Imagem: Ferrari

Do UOL, em São Paulo

04/03/2020 08h17

Sete escuderias da Fórmula 1 divulgara hoje um comunicado pedindo explicações sobre o caráter confidencial do acordo feito entre FIA e Ferrari na investigação sobre o motor da equipe.

McLaren, Mercedes, Racing Point, Red Bull, Renault, Alpha Tauri e Williams divulgaram o comunicado em conjunto em seus perfis nas redes socias.

"Após meses de investigações realizadas pela FIA solicitadas por outras equipes, nos opomos fortemente ao acordo confidencial da FIA com a Ferrari para concluir esse assunto", diz o comunicado.

Em 2019, várias equipes expressaram suspeitas sobre a conformidade regulamentar dos propulsores usados pela Ferrari na segunda metade da temporada. Na semana passada, a Federação Internacional do Automóvel (FIA) anunciou que fez um acordo com a Ferrari após "uma investigação técnica" sobre o "funcionamento do motor" da escuderia italiana. "Os detalhes deste acordo ficarão entre as partes", disse a FIA no comunicado divulgado.

Técnicos apreenderam um motor da empresa italiana e passaram meses fazendo análise e investigando seu funcionamento. A suspeita era de que houvesse irregularidades no sistema de medição de gasolina, com picos de consumo de combustível no modo de potência máxima. Ao concluir a investigação, a FIA não esclareceu se tais irregularidades foram encontradas ou não.

"Declaramos publicamente nosso compromisso compartilhado de buscar a divulgação completa e adequada sobre este assunto, para garantir que nosso esporte trate todos os concorrentes de maneira justa e igual", diz a nota divulgada pelas escuderias.

As equipes afirmam que avaliam levar o assunto à justiça caso o órgão não revel a conclusão do caso. "Nos reservamos no direito de buscar reparação legal, dentro do devido processo da FIA e perante os tribunais competentes".

Leia a íntegra do comunicado:

"Nós, as equipes listadas abaixo, ficamos surpresas e chocadas com a declaração da FIA na sexta-feira, 28 de fevereiro, relacionada à conclusão de sua investigação na Ferrari, escuderia de Fórmula 1.

Um regulador esportivo internacional tem a responsabilidade de agir com os mais altos padrões de governança, integridade e transparência.

Após meses de investigações realizadas pela FIA solicitadas por outras equipes, nos opomos fortemente ao acordo confidencial da FIA com a Ferrari para concluir esse assunto.

Portanto, declaramos publicamente nosso compromisso compartilhado de buscar a divulgação completa e adequada sobre este assunto, para garantir que nosso esporte trate todos os concorrentes de maneira justa e igual. Fazemos isso em nome dos fãs, participantes e partes interessadas da Fórmula 1.

Ainda, nos reservamos no direito de buscar reparação legal, dentro do devido processo da FIA e perante os tribunais competentes.

McLaren Racing Limited
Mercedes-Benz Grand Prix Limited
Racing Point UK Limited
Red Bull Racing Limited
Renault Sport Racing Limited
Scuderia Alpha Tauri S.p.A.
Williams Grand Prix Engineering Limited"

Fórmula 1