Topo

OPINIÃO

Juca Kfouri: Corinthians está reproduzindo aquilo que o Cruzeiro fez

Do UOL, em São Paulo

16/07/2021 17h48

O Corinthians anunciou hoje (16) a contratação do meia Giuliano, de 31 anos, que havia rescindido recentemente seu contrato com o Istanbul Basaksehir, um jogador que tem passagem pela seleção brasileira e que é o principal reforço do clube em uma temporada na qual a diretoria havia sinalizado que a prioridade seria recuperar a situação financeira devido ao alto endividamento.

No podcast Posse de Bola #143, Juca Kfouri afirma que a contratação de um jogador que deverá custar caro ao Corinthians coloca em cheque o discurso de tentar melhorar as condições financeiras e vê o clube trilhando um caminho perigoso, que já complicou o Cruzeiro, que hoje disputa sua segunda temporada seguida na Série B do futebol brasileiro.

"É o tal do doping financeiro. Você não paga suas contas, você deixa de recolher impostos, você deixa de pagar fornecedores, você investe em empresários e em jogadores. É um absurdo. É um absurdo, diante desta má gestão que vem de tanto tempo, querer tapar agora o sol com a peneira e trazer o Giuliano, quis investir no Paulinho, que ganha US$ 400 mil por mês, realmente dá a medida da absoluta falta de rumo da direção do Corinthians. Sinaliza com uma coisa, saneamento das contas, e na prática vai e contrata um jogador como o Giuliano", diz Juca.

"O Corinthians está reproduzindo aquilo que o Cruzeiro fez, vamos ver se com o mesmo resultado. É claro que o Corinthians tem uma torcida em dimensões incomparáveis com a do Cruzeiro, mas lembremos que a torcida não tem ido a campo e, mesmo quando puder ir, se a situação for essa de desespero, a gente sabe que a torcida não comparece, então eu acho que é apenas mais um passo da irresponsabilidade", completa.

O jornalista cita uma mobilização contrária à gestão atual do Corinthians, incluindo até pedidos de impeachment o presidente Duílio Monteiro Alves, que foi eleito no fim de 2020. Ao mesmo tempo, ele diz não considerar Giuliano um jogador que possa resolver a situação do Corinthians dentro de campo.

"Começa a haver uma mobilização da torcida do Corinthians que extrapola as idas às portas do CT, começam a aparecer faixas em todos os pontos da cidade denunciando a irresponsabilidade administrativa no Corinthians. Se isto vai crescer, que dimensão, que tamanho isto vai ter, veremos, mas parece haver uma mobilização diferente da torcida do Corinthians, já há até quem fale em impeachment do presidente, como aliás está se falando também em relação ao presidente do Cruzeiro", diz Juca.

"Não olho com otimismo a chegada de Giuliano e nem vejo nele, como seria o caso do Paulinho, por toda a identidade que tem, a identificação que tem com o clube, com o time. Não vejo que o Giuliano seja esse cara que possa dar jeito no meio de campo do Corinthians", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.