O Corinthians está entre os dez primeiros do Brasileirão, mas sofre críticas por sua postura nos últimos jogos. Contra o Cuiabá, por exemplo, não foi diferente: o time fez 2 a 0 e abriu vantagem no primeiro tempo, mas adotou um posicionamento mais defensivo após o intervalo. O time do Mato Grosso pressionou, marcou um gol e fez a bola circular com frequência na entrada da área, mas não achou espaços para buscar o empate.
No podcast UOL Corinthians #22 (ouça na íntegra no episódio acima), o apresentador Pedro Lopes e o setorista Yago Rudá analisam como a chegada de Renato Augusto e Giuliano deve mudar essa característica do time de recuar após marcar um gol e sofrer pressão dos adversários.
"O Sylvinho tem alguns méritos no trabalho dele. Consertou o sistema defensivo e, apesar dos problemas na criação, encontrou uma forma de atuar com três volantes, com o Cantillo armando o jogo um pouco mais recuado. Mas ele também tem problemas para resolver. Um deles, que é a principal crítica da torcida e da imprensa, é a postura da equipe no segundo tempo de suas partidas. O Corinthians tomou onze gols no Brasileiro, sete deles no segundo tempo - quando a equipe costuma se fechar, sobretudo se vai para o intervalo em vantagem. Toma pressão do adversário e não consegue jogar", apontou Rudá.
Para o setorista, a chegada de Renato Augusto e Giuliano deve ser fundamental para o Timão corrigir esta falha. "O Renato Augusto tem um perfil de jogo que cadencia muito a bola no meio-campo, fazendo-a rodar e colocando todos os jogadores na partida. O Corinthians espera isso dele: cadenciar o jogo quando o time precisa administrar o resultado. O Giuliano tem um perfil um pouco diferente do Renato, embora possa fazer a mesma função. O Sylvinho já tem uma ideia de como utilizá-los. Certamente ele pretende resolver esse problema de perda de intensidade na segunda etapa com a chegada desses dois jogadores, que têm uma qualidade técnica indiscutível", analisou.
Na entrevista coletiva após a vitória sobre o Cuiabá, Sylvinho desconversou ao ser questionado sobre como pretende encaixar os reforços na equipe. Uma atitude correta, na visão de Rudá. "Sob a perspectiva do Corinthians, de como o treinador administra o elenco, ele mandou bem porque fez questão de valorizar quem estava jogando e não jogou a pressão sobre Renato Augusto e Giuliano", concluiu.
Ouça o podcast UOL Corinthians e confira também como está a negociação com o atacante Roger Guedes.
Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir UOL Corinthians, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e YouTube.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.