Topo

Pandemia poderá ser usada como argumento contra torcida visitante, diz jornalista

Do UOL, em São Paulo

15/08/2021 04h00

Há 5 anos as autoridades decidiram limitar nos clássicos do futebol paulista o acesso apenas para a torcida do clube mandante, com os jogos de torcida única, que no período anterior à pandemia chegaram a se estender a jogos interestaduais no Campeonato Brasileiro, como Palmeiras e Flamengo, no Allianz Parque, e Cruzeiro e Palmeiras, no Mineirão.

Em entrevista a Mauro Cezar Pereira no programa Dividida, no Canal UOL, o jornalista Rodrigo Bernaschi, autor do livro Forasteiros, diz não ter esperança que a medida de torcida única nos clássicos deixe de ser utilizada em curto prazo e prevê até o uso da pandemia como argumento contrário aos jogos com duas torcidas de clubes rivais presentes no estádio.

"Não tenho esperança, não em curto prazo, em médio prazo, até porque eu acredito que assim que for permitido as torcidas voltarem aos estádios, pós-pandemia ou de alguma forma quando isso acontecer, a pandemia vai ser utilizada como mais um argumento para você não ter visitante, por exemplo. E talvez, em um primeiro momento, faça sentido, para você evitar deslocamentos, então o argumento é razoável", afirma Barneschi.

"Mas eu temo que ele possa ser usado ad eternum. ‘Ah não, a gente não voltou com visitante por causa da pandemia e está bem assim, deu certo, vamos seguir somente torcida local’. Sinceramente não tenho grande esperança de que a gente possa voltar a ter visitantes e até por isso o livro é importante sair agora porque se esse personagem, o torcedor visitante está fadado à extinção, é importante que a história dele seja contada, por isso que eu quis abraçar essa causa e contar isso de maneira o mais ampla possível", conclui.

O Dividida vai ao ar às quintas-feiras, às 14h, sempre com transmissão em vídeo pela home do UOL e no canal do UOL Esporte no Youtube. Você também pode ouvir o Dividida no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e Amazon Music.