UOL Esporte Vôlei
 
25/09/2010 - 18h18

Espanha endurece jogo, cede no fim e Cuba estreia com vitória no Mundial

Roberta Nomura
Em Verona (Itália)

Cuba entrou no Campeonato Mundial de vôlei com status de adversário mais forte do Brasil no grupo B. Mas com problemas na recepção, o time de Orlando Samuels sofreu para derrotar a desfalcada Espanha na estreia neste sábado. Após a vitória por 3 a 2 (21-25, 25-18, 25-19, 20-25 e 15-13), a equipe caribenha segue como principal ameaça à liderança da equipe verde-amarela na chave.

Na partida preliminar, o Brasil passou pela Tunísia com facilidade ao fazer 3 a 0 (25-14, 25-21 e 25-14). Neste domingo, os comandados de Bernardinho encontram a Espanha, enquanto Cuba e Tunísia abrem a segunda rodada.

O assistente técnico Rubinho e a estatística Roberta Giglio ficaram no ginásio Palaolimpia para acompanhar os rivais do Brasil. E Cuba, de certa forma decepcionou. Com uma recepção muito irregular, a equipe encontrou dificuldades para vencer a seleção com pior ranking da FIVB (Federação Internacional de Voleibol) no Mundial – 37º lugar.

Após perder o primeiro set, Orlando Samuels tratou de chacoalhar sua equipe. E funcionou. Cuba voltou com outra postura no segundo set para empatar o jogo e, depois, virar. Os espanhóis ainda tiveram fôlego para matar o quarto set e levar a partida para o tie-break.

No set desempate, a Espanha surpreendeu e comandou a primeira metade e abriu dois pontos de vantagem. Mas Cuba foi buscar, empatou e no momento mais importante encaixou bons saques para fechar em 15-13.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host