UOL Esporte Vôlei
 
FIVB/Divulgação

Bem no ataque e no bloqueio, Rodrigão (c) foi o destaque na vitória sobre a Espanha

26/09/2010 - 19h23

Rodrigão bate recorde pessoal em bloqueios, e fundamento arranca elogios

Roberta Nomura
Em Verona (Itália)

Sozinho, Rodrigão superou neste domingo o desempenho em bloqueios da seleção brasileira inteira do jogo anterior pelo Campeonato Mundial de vôlei. E foi além. O central revelou que bateu seu recorde pessoal em uma única partida: foram nove pontos no fundamento, um a mais do que sua marca anterior. O paredão verde-amarelo na vitória por 3 a 1 sobre a Espanha agradou e, após ser criticado, recebeu elogios.

“Oito pontos era o máximo que eu tinha conseguido na minha carreira. Se consegui mais, fico feliz. Não é normal”, comemorou Rodrigão. Dos seus nove pontos de bloqueio contra a Espanha, cinco foram marcados no primeiro set. Com o desempenho destacado no fundamento, o meio de rede terminou a partida como segundo maior pontuador com 16 acertos, um a menos que Dante.

Rodrigão teve ótimo aproveitamento no ataque e virou sete de suas oito tentativas no jogo – com 88% de aproveitamento. “Quando estou bem no ataque, eu fico contente em quadra e jogo desta forma. A gente errou algumas bolas de entrosamento ainda. Conversei com o Bruno, a bola estava um pouco alta. Mas foi só isso. O resto a gente acertou tudo”.

Contra a fraca Tunísia, o Brasil marcou apenas oito pontos e Bernardinho disse que era preciso melhorar. O pedido foi atendido logo no jogo seguinte e a seleção pontuou 18 vezes no fundamento contra a Espanha. O ‘baixinho’ levantador Bruninho foi responsável por três deles, Dante e Lucão fizeram dois cada um e Murilo e Leandro Vissotto, um cada.

“O bloqueio foi bem. Rodrigo fez bons bloqueios. Conseguimos pegar a estrutura do ataque deles”, elogiou Bernardinho. O ponteiro Dante também demonstrou admiração com o desempenho do central brasileiro. A subida certeira de Rodrigão arrancou gritos empolgados até do narrador do Palaolimpia, ginásio de Verona que recebe os jogos.

“Quando o saque vai bem o bloqueio tem que funcionar 100%. Temos que jogar a pressão de pontuar para o outro lado”, analisou Dante. Agora, o Brasil encerra a participação na primeira fase do Mundial em duelo direto contra Cuba. A partida que vale a liderança do grupo B está marcada para as 16h (horário de Brasília) desta segunda-feira.
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host