UOL Esporte Vôlei
 
FIVB/Divulgação

Após a derrota para Cuba, o Brasil terá Polônia e Bulgária pela frente na 2ª fase

27/09/2010 - 18h32

Brasil entra em "grupo da morte" na 2ª fase do Mundial e fala em superação

Roberta Nomura
Em Verona (Itália)*

O Brasil vai disputar o "grupo da morte" na segunda fase do Mundial masculino de vôlei. Com a derrota para Cuba nesta segunda-feira, a seleção ficou em segundo lugar no grupo B da fase inicial. Agora, vai enfrentar Bulgária e Polônia na cidade de Ancona, na briga por uma das duas vagas do grupo N. O discurso após o revés já é de superação. 

OS SEIS NOVOS GRUPOS DA 2ª FASE

GRUPO G
EM CATANIA

Itália
Porto Rico
Alemanha
GRUPO I
EM CATANIA

Egito
Espanha
Rússia
GRUPO H
EM MILÃO

Cuba
México
Sérvia
GRUPO M
EM MILÃO

Japão
Argentina
França
GRUPO L
EM ANCONA

Camarões
Estados Unidos
Rep. Tcheca
GRUPO N
M ANCONA

Brasil
Bulgária
Polônia

"Não tem coisa fácil. A gente nunca passou por nada fácil e agora não está sendo diferente. A gente sabia que seria difícil, mas não contava que os outros times perderiam para times de menor expressão", disse o ponteiro Giba. "A Bulgária e a Polônia são equipes que têm a condição de estar no pódio. Sabemos disso, mas vamos fazer de tudo para mandar uma delas pra casa", completou o jogador. 

Brasil, Polônia e Bulgária são apontados como alguns dos favoritos ao título e formaram justamente o pódio do último Mundial. A seleção brasileira é atual bicampeã. A Polônia ficou com o vice-campeonato quatro anos atrás, no Japão. E a Bulgária, terceira colocada em 2006, tem se destacado nos últimos anos nos torneios internacionais até por contar com um dos melhores jogadores do mundo, o oposto Matey Kaziyski.

"No Mundial, não ia ter adversário fácil a partir da segunda fase, talvez algumas medianas. Sabíamos que ia ser um campeonato difícil. Agora não adianta, até chegar à semifinal e final vai ser só pedreira", analisou o líbero Mário Júnior. 

No Mundial de 2010, a Polônia tem a melhor campanha entre os três times do grupo N. A seleção europeia venceu as três partidas que fez na primeira fase, contra Canadá, Alemanha e Sérvia. O Brasil se classificou com duas vitórias (Espanha e Tunísia) e uma derrota (Cuba). Já a Bulgária decepcionou na primeira fase, perdendo para República Tcheca e França. A única vitória dos búlgaros foi contra a China.

 

Se tivesse vencido Cuba, a seleção teria um caminho um pouco mais fácil no campeonato. Os cubanos, primeiros do grupo, vão jogar contra a Sérvia e o México em Milão. "Ganhar do Brasil é muito complicado e passar para um grupo um pouco mais cômodo é muito significativo para nós", opinou o técnico cubano Orlando Samuels.

*Atualizada às 19h36

 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host