UOL Esporte Vôlei
 
27/09/2010 - 14h08

Espanha vacila, cede parcial a Tunísia, mas vence e vai a 2º fase do Mundial

Roberta Nomura
Em Verona (Itália)

A Espanha endureceu a estreia contra Cuba e dificultou o jogo diante do Brasil. Contra a frágil Tunísia tinha a missão de vencer para chegar à segunda fase do Campeonato Mundial de vôlei. Os africanos vieram a Verona para buscar uma evolução e aprender. Ambos cumpriram suas missões nesta segunda-feira e os europeus se despedem da cidade italiana com uma vitória por 3 a 1 (25-23, 25-22, 25-27 e 25-23) e o terceiro lugar no grupo B.

Com o posto consolidado, os comandados de Julio Velasco já conhecem a cidade em que permanecerão nos próximos dias: Catania. A Espanha irá compor o grupo I ao lado do líder da chave C (Rússia ou Porto Rico) e o segundo colocado da chave A (Japão, Egito ou Irã). Brasil e Cuba fazem às 16h (horário de Brasília) o duelo pela liderança.

Com o pior público nos três jogos no Palaolimpia e sob o olhar do presidente da FIVB (Federação Internacional de Voleibol), Jizhong Wei, a Espanha conseguiu a primeira vitória na chave após revezes diante de Cuba e Brasil. No entanto, não encontrou a mesma facilidade dos outros times.

Os tunisianos engrossaram o jogo e acataram ao pedido do técnico Fethi Mkaouar, que deixou claro que a intenção do time africano era evoluir e não sonhava muito com a classificação. Desta vez, a equipe conseguiu se manter no jogo durante todas as parciais.

Sob o comando do ítalo-argentino Julio Velasco, os espanhóis contaram novamente com a boa atuação do central Garcia-Torres. E a bola de referência da Tunísia foi de novo o oposto Kaabi. Mesmo dependente do fraco levantador Slimen, os africanos obrigaram os europeus a fecharem em parciais apertadas: 25-23, 25-21.

Prova da evolução tunisiana foi vista principalmente na terceira parcial. Os africanos estiveram na perseguição por todo o período e viraram em momento decisivo. A Espanha, por sua vez, cometeu seguidos erros e permitiu a Tunísia vencer seu primeiro set no Mundial: 27-25. Mas a lógica se confirmou. Os europeus se recuperaram e venceram por 25-23.
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host