UOL Esporte Vôlei
 
27/09/2010 - 13h59

Marlon está praticamente fora da 2ª fase e espera exame para saber se joga Mundial

Roberta Nomura
Em Verona (Itália)*

O levantador brasileiro Marlon foi submetido a colonoscopia na manhã desta segunda-feira em Modena, na Itália. Como o programado, o jogador deixou Verona, cidade que recebe os jogos do grupo B do Campeonato Mundial, para realizar os exames e teve confirmada uma inflamação em parte do cólon. O diagnóstico definitivo feito através de uma biópsia sai em até três dias, a partir de então, o atleta saberá se pode jogar a competição. Mas é quase certa a ausência dele na segunda fase.

Marlon está com suspeita de Doença de Crohn (inflamação crônica intestinal). No entanto, somente o resultado da biópsia pode confirmar o quadro. A situação do levantador ainda é incerta.  O jogador, que perdeu de quatro a cinco quilos, está visivelmente melhor. "Ainda existe a possibilidade dele perder o Mundial. Mas mesmo que tenha uma melhora clínica, ainda tem a recuperação física. Ele deve perder a segunda fase. A esperança é que ele volte na terceira", explicou o médico da seleção Álvaro Chamecki.

Mais magro e abatido, Marlon assistiu às vitórias do Brasil sobre Tunísia e Espanha do hotel. Com evolução em seu estado de saúde, o levantador irá ao Palaolimpia  acompanhar a partida decisiva entre Brasil e Cuba, às 16h (horário de Brasília) desta segunda. As duas equipes duelam pela liderança do grupo B. Os europeus garantiram a outra vaga da chave.

Marlon já havia procurado um especialista em Modena no sábado. Foi a partir daí que levantou-se a suspeita de Doença de Crohn. Mas o histórico dos sintomas é antigo. Teriam aparecido na primeira fase da Liga Mundial, em etapa na Holanda. A reincidência ocorreu no domingo na Alemanha, período em que a seleção fazia aclimatação e amistosos. O jogador chegou a ficar dois dias e meio sem comer na semana passada.

Falta de opção

Com a situação de Marlon ainda indefinida, a seleção brasileira segue com apenas um levantador como opção. Bruninho tem dado conta do recado. Mas na partida contra a Espanha, o técnico Bernardinho improvisou João Paulo Bravo na inversão. O panorama no time deve continuar o mesmo na segunda fase, que vai de 30 de setembro a 2 de outubro. A terceira fase é disputada a partir do dia 4.

 *Atualizada às 15h10

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host