UOL Esporte Vôlei
 
29/09/2010 - 18h49

Técnicos italianos e argentinos roubam a cena no Mundial de vôlei

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Com a segunda fase do Mundial de vôlei masculino prestes a começar, um fato interessante foi levantado nesta quarta-feira na cidade de Catania. Todas as seis seleções que estão na cidade para a disputa dos jogos entre quinta-feira e sábado são comandadas por técnicos argentinos ou italianos.

Ao todo, os treinadores destas nacionalidades estão à frente de nove das 24 seleções que iniciaram a disputa na Itália, 37,5% do total, e nenhuma das equipes foi eliminada na primeira fase. Curiosamente, destes nove, seis estão agora reunidos em Catania, entre eles o lendário Julio Velasco, que atualmente comanda a Espanha.

Na opinião do treinador argentino, não se trata apenas de uma coincidência. “Hoje em dia não podemos falar de uma escola específica do voleibol mundial, já que com a globalização, nós aprendemos com todo mundo e nos ajustamos às diferentes situações e circunstâncias. Mas os técnicos italianos tiveram uma grande influência sobre o vôlei argentino e vários de nós viemos treinar aqui na Itália, então eu vejo muitas similaridades entre o esporte nesses dois países”, explicou o técnico argentino que guiou a seleção masculina italiana em seu período de ouro, entre o final dos anos 1990 e o início dos anos 2000.

Pelo lado italiano, o maior representante dos técnicos do país europeu é Daniele Bagnoli, que atualmente comanda o time russo. “Se falarmos numericamente, a verdade é que Argentina e Itália são maioria, então nós ficamos muito orgulhosos”, afirmou o treinador. “Eu acho que temos semelhanças culturais e há muita influência quando se fala em voleibol”.

Além de Velasco, os outros treinadores argentinos no Mundial são Raul Lozano (Alemanha), Carlos Cardona (Porto Rico), Daniel Castellani (Polônia) e Javier Weber (Argentina). Já entre os italianos, além de Bagnoli, estão Antonio Giacobbi (Egito), Silvano Prandi (Bulgária) e Andrea Anastasi (Itália).

A segunda fase do Mundial de vôlei começa nesta quinta-feira. O Brasil está no grupo N, em Ancona, e enfrenta amanhã a seleção da Polônia, às 16h (horário de Brasília). No dia seguinte, a seleção brasileira folga, e no sábado, enfrenta a Bulgária, novamente às 16h.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host