UOL Esporte Vôlei
 
Sandro Perozzi/AP

Jogadores do Brasil comemoram vitória sobre a Polônia no Mundial de vôlei

30/09/2010 - 21h29

Brasil faz cálculos, 'festeja' a vaga antecipada e enaltece inteligência

Roberta Nomura
Em Ancona (Itália)

O grupo mais forte da segunda fase do Campeonato Mundial de vôlei teve apenas uma partida disputada. Mas os 3 a 0 do Brasil sobre a Polônia nesta quinta-feira já foram suficientes para a equipe verde-amarela iniciar os cálculos para obter vaga na terceira fase. E o quadro é animador. Com boas parciais, o time ‘festeja’ a classificação antecipada e enaltece a postura tática e inteligência no triunfo pelo grupo N, em Ancona.

BRASIL SE RECUPERA E VENCE A POLÔNIA

  • REUTERS/Giampiero Sposito

    Rodrigão encara o bloqueio de Nowakowski na vitória do Brasil por 3 sets a 0 sobre a Polônia

A chave é composta por três equipes que disputam duas vagas na próxima etapa. Com parciais de 25-16, 25-20 e 25-20, o Brasil pode até perder o jogo de sábado contra a Bulgária que ainda tem chances de classificação. “Matematicamente é quase impossível ficarmos de fora, porque fomos bem nos pontos hoje”, comemorou o levantador Bruninho.

Caso os búlgaros vençam a Polônia, a seleção brasileira assegura a vaga antecipada direta na terceira fase do Mundial. Uma vitória dos campeões europeus obriga a Bulgária a vencer a equipe de Bernardinho. Neste caso, as três equipes somariam uma vitória e decidiram a classificação no critério de desempate: o ponto average (divisão dos pontos obtidos pelos perdidos). O do time verde-amarelo é 1,340 no momento.

“Conseguimos impor o ritmo de jogo o tempo todo. Em nenhum momento eles nos ameaçaram e eles fizeram uma primeira fase perfeita. Agora, estamos com o passaporte praticamente carimbado para a próxima fase. Estamos bem nos pontos e a classificação pode ser adiantada. Se a Bulgária vencer a Polônia, estamos dentro”, calculou o central Rodrigão.

SEGUNDA FASE - GRUPO N

  SELEÇÕES PONTOS
1 Brasil 2
2 Polônia 1
3 Bulgária 0

Postura tática e inteligência
O Brasil fez uma partida coletiva excelente e deixou a seleção brasileira muito satisfeita. “Fizemos uma partida muito boa taticamente e fomos mais inteligentes. Não enfrentamos tanto o bloqueio como fizemos contra Cuba [na derrota por 3 a 2]. Esperamos eles errarem para a gente. O time foi bem em tudo hoje. Foi nossa atuação mais completa no Mundial, disse Lucão. O central colaborou com 10 pontos na vitória.

“Taticamente fomos muito bem. A gente neutralizou as principais armas deles e não entramos tanto no jogo de porrada da Polônia”, elogiou o líbero Mário Júnior. Após a tranquila vitória, a seleção brasileira apenas treina nesta sexta-feira enquanto vê o duelo europeu. No sábado, a equipe enfrenta a Bulgária às 16h (horário de Brasília).

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host