UOL Esporte Vôlei
 
Giampiero Sposito/Reuters

Murilo ataca na vitória do Brasil sobre a Polônia no Mundial de vôlei

30/09/2010 - 20h12

Murilo ratifica melhor fase e agradece ao "ar italiano" por auge no saque

Roberta Nomura
Em Ancona (Itália)

Murilo era reserva no Campeonato Mundial de 2006. Esperou sua vez chegar e conquistou seu espaço. Agora, chegou à competição na Itália como principal peça da seleção brasileira de vôlei. Antes mesmo do torneio começar, ele disse viver o melhor momento de sua carreira. E dentro de quadra ratifica a boa fase a cada jogo. Com bom desempenho no saque, o ponteiro agradeceu ao “ar italiano” pelo auge no fundamento.

BRASIL SE RECUPERA E VENCE A POLÔNIA

  • FIVB/Divulgação

    Bloqueio triplo tenta pegar o polonês Kurek na vitória do Brasil na estreia na 2ª fase do Mundial

Na vitória por 3 a 0 sobre a Polônia nesta quinta-feira, o Brasil teve ótimo desempenho coletivo. Mas Murilo novamente se sobressaiu, principalmente no saque. O ponteiro foi responsável por cinco aces, além de outros serviços que complicaram a recepção dos campeões europeus. Melhor levantador do último Mundial, Zagumny quase não jogou com o passe na mão.

“Aqui eu sempre saquei muito bem no campeonato italiano. Acho que é o ar, a comida...”, brincou Murilo. “Foi o melhor desempenho na minha vida”, completou. Com a atuação desta quinta, o ponteiro subiu para a segunda colocação no ranking de melhores sacadores do Mundial, atrás apenas do russo Mikhaylov.

Murilo é o maior pontuador do Brasil na competição. Em quatro jogos, soma 57 pontos – 44 em ataques, dois em bloqueios e 11 em saques. “O Giba sempre fala que quando está em boa fase tem que aproveitar e eu estou fazendo isso. O time tem alternado boas atuações e algumas um pouco abaixo. Eu tenho conseguido manter a regularidade e bons jogos”, comemorou.

SEGUNDA FASE - GRUPO N

  SELEÇÕES PONTOS
1 Brasil 2
2 Polônia 1
3 Bulgária 0

Na derrota para Cuba, Murilo deixou o jogo no quarto set com cãimbras na panturrilha. O ponteiro havia dito que um jogo mais desgastante poderia preocupar. No entanto, o Brasil precisou de apenas 1h16 para matar a partida em 3 a 0. “Foi ótimo, tudo como eu queria. Só não digo que amanhã vamos ter um dia de descanso porque tem treino. Mas foi uma boa vitória e não exigiu muito da gente. E amanhã existe a possibilidade de dormirmos tranquilos e classificados”.

Caso a Bulgária vença a Polônia, o Brasil assegura a vaga antecipada na terceira fase do Mundial. Uma vitória dos campeões europeus obriga os búlgaros a vencerem a equipe de Bernardinho. No entanto, até uma derrota pode classificar o time verde-amarelo no critério de desempate: pontos average (divisão dos pontos obtidos pelos perdidos).

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host