UOL Esporte Vôlei
 
30/09/2010 - 14h34

Tchecos empolgam, vencem campeões olímpicos e ganham conforto na chave

Roberta Nomura
Em Ancona (Itália)
  • Priddy ataca durante a surpreendente derrota dos EUA para a República Tcheca no Mundial

    Priddy ataca durante a surpreendente derrota dos EUA para a República Tcheca no Mundial

Os atuais campeões olímpicos não obtiveram nenhum resultado expressivo desde o ouro em Pequim-2008. Mas diante de uma chave fácil, esperava-se que os Estados Unidos terminassem na liderança do grupo L e chegassem sem problemas à terceira fase do Campeonato Mundial. Não foi o que aconteceu nesta quinta-feira. A República Tcheca empolgou o público presente e impôs um surpreende 3 a 0 (25-19, 25-22 e 25-22) aos favoritos.

Com o triunfo, os tchecos praticamente asseguram a classificação na terceira fase. Os norte-americanos devem garantir a vaga nesta sexta diante da zebra Camarões. Na última partida da chave, a República Tcheca encara os africanos.

O bom público presente não se manifestou muito no início da partida. E a República Tcheca tinha um único torcedor isolado. Empolgado um senhor empurrava sozinho a equipe. E funcionou. A cada saque os gritos ecoavam no ginásio Palarossini.

No primeiro set, os tchecos dominaram a parcial de ponta a ponta. Os Estados Unidos não foram nem sombra do que já demonstraram no passado. O ponteiro Pretty não conseguia fugir do bloqueio rival. Rooney errou bolas fáceis e o carrasco brasileiro Stanley terminou com ‘apenas’ 11 pontos.

O cenário parecia desfavorável aos tchecos na segunda parcial – eles chegaram aos dois tempos técnicos atrás no placar. Mas recuperaram no momento decisivo e viraram (21-20). Após 28 minutos consolidaram a confortável situação com o 25-22.

O terceiro set seguiu o roteiro do primeiro. Mas o único torcedor ganhou companhia. O público finalmente entrou no jogo. Com a maioria a favor, a República Tcheca dominou a parcial e fechou em 25-22, após 1h22.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host