UOL Esporte Vôlei
 
FIVB/Divulgação

Único levantador, Bruninho admitiu que "ficou sem gás" durante o Mundial

01/10/2010 - 07h07

Brasil cogita usar brecha no Mundial para poupar atletas, mas nega entregar jogo

Roberta Nomura
Em Ancona (Itália)*

A seleção brasileira masculina de vôlei encerra a participação na segunda fase do Campeonato Mundial no sábado. A partida contra a Bulgária pode não valer nada e uma derrota pode beneficiar o caminho do time verde-amarelo em busca do terceiro título consecutivo. Com este cenário, os atuais campeões cogitam usar brecha no regulamento da competição para poupar jogadores, mas negam a possibilidade de entregar o jogo para ter vida mais fácil.

VEJA AS CHAVES DA SEGUNDA FASE

CATANIA MILÃO ANCONA
Grupo G
Alemanha
Itália
Porto Rico

Grupo I
Egito
Espanha
Rússia
Grupo H
Cuba
México
Sérvia

Grupo M
Argentina
França
Japão
Grupo L
Camarões
Estados Unidos
República Tcheca

Grupo N
BRASIL
Bulgária
Polônia

“Se a gente tiver classificado, tem que pensar para frente. Não entregar o jogo, porque o Brasil sempre entra para ganhar. Mas matematicamente é quase impossível ficarmos fora. E este campeonato é longo. Eu fiquei sem gás. O Murilo está direto também.Temos que pensar primeiro na nossa equipe”, afirmou o levantador Bruninho, antes de saber da classificação do Brasil após a vitória da Bulgária sobre a Polônia.

O emparelhamento da terceira fase foi divulgado na tarde de quinta-feira antes do início da segunda fase. No grupo N, do Brasil, o segundo colocado terá mais “vantagens” do que o líder. Além de ir direto para Roma, cidade da fase final do Mundial, o vice pode compor chave com República Tcheca (que deve confirmar a ponta do L) e o perdedor de Itália e Alemanha.

O primeiro colocado terá um deslocamento a mais, já que disputará a terceira fase em Florença. E pode ter pela frente duas favoritas ao título: a Rússia (deve consolidar com tranquilidade a liderança da chave I) e Cuba (que foi derrotada pela Sérvia e provavelmente fica em segundo no H).

EMPARELHAMENTO DA 3ª FASE E SEDES

ROMA FLORENÇA
Grupo O
1º colocado do G
2º colocado do L
2º colocado do M

Grupo R
1º colocado do L
2º colocado do G
2º colocado do N
Grupo P
1º colocado do H
1º colocado do M
2º colocado do I

Grupo Q
1º colocado do I
1º colocado do N
2º colocado do H

“Estamos com um levantador só e o campeonato é longo. Se puder poupar eu acho que temos que fazer. Não adianta arriscar jogar 100% em um jogo que não vale nada. Mas não sou eu quem toma essa decisão e vamos ver com o grupo. Tudo depende do jogo desta sexta”, falou Rodrigão.

A convincente vitória brasileira por 3 a 0 sobre a Polônia na quinta-feira criou um cenário favorável para a equipe. E este cenário foi consolidado com a classificação antecipada após a vitória da Bulgária sobre a Polônia por 3 a 0..

Antes mesmo de o Mundial começar, Murilo chamou a atenção para a forma de disputa. O ponteiro alertou para a possibilidade de “entregas”. “É muito complicado. O regulamento abre essa possibilidade, mas entregar não é a melhor maneira de ganhar o campeonato. A gente sempre decidiu as coisas em grupo e vamos conversar após a partida deles para ver se vamos poupar”.

* Atualizada às 14h10

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host