UOL Esporte Vôlei
 
01/10/2010 - 13h24

Bulgária vence a Polônia e se classifica com o Brasil; Espanha bate Rússia

Do UOL Esporte*
Em São Paulo

Depois de avançar com dificuldades para a segunda fase do Mundial de vôlei, a Bulgária já assegurou a sua classificação para a terceira etapa ao vencer nesta sexta-feira a Polônia por 3 sets a 0, com parciais de 25-22, 25-18 e 25-17. Com o resultado, o Brasil também assegurou vaga na sequência da competição.

Embalada pela vitória, a Bulgária vai decidir com o Brasil quem fica com o primeiro lugar do Grupo N. O confronto acontece no sábado, às 16 horas (de Brasília). Na quinta-feira, a seleção de Bernardinho estreou na segunda fase atropelando os poloneses também por 3 a 0.

Enquanto a Bulgária só havia vencido um de seus três jogos na primeira fase, a Polônia avançou invicta, mas já tinha demonstrado fragilidade contra o Brasil, e não conseguiu superar o mau momento diante da Bulgária. Assim, deu adeus à competição.

A diferença de três pontos a favor da Bulgária no primeiro set se construiu no bloqueio, com dois pontos na rede contra nenhum do time rival. A Polônia também ajudou com oito erros, enquanto o capitão búlgaro Vladimir Nikolov dominava as ações de ataque.

Desequilibrada, a Polônia voltou ainda mais enfraquecida para o segundo set, errando mais e esbarrando no forte bloqueio búlgaro liderado por Nikolay Nikolov. Com 25 a 18, a Bulgária abriu 2 sets a 0 com tranquilidade e intimidou de vez os poloneses.

Tudo continuou dando certo para a Bulgária no terceiro set, enquanto os atacantes poloneses vinham sendo bem marcados pelo bloqueio adversário. Os búlgaros não encontraram resistência para fechar em 25-17, e Vladimir Nikolov terminou o jogo como o principal destaque. O capitão búlgaro fez 22 pontos, sendo 18 de ataque, dois de bloqueio e dois de saque.

Espanha quebra invencibilidade russa

Depois de quatro vitórias em quatro jogos no Mundial masculino de vôlei, a Rússia amargou uma virada surpreendente diante da Espanha nesta sexta-feira. Depois de vencer as duas primeiras parciais, os russos acabaram perdendo por 3 sets a 2, com parciais de 17-25, 22-25, 25-21, 25-20 e 15-13. Os espanhóis não contaram com o brasileiro naturalizado Marlon Palharini, que não entrou em quadra.

Mesmo com a derrota, a Rússia se manteve na liderança do Grupo I, por já ter vencido o Egito por 3 a 0 na abertura da segunda fase do Mundial na quinta-feira. No entanto, deixou de assegurar matematicamente a sua classificação, e corre sério risco de ficar em segundo lugar no grupo caso a Espanha vença os egípcios no sábado.

França fica perto da classificação

Também nesta sexta-feira, a França se recuperou da derrota para a Argentina no dia anterior e derrotou o Japão por 3 sets a 0, com parciais de 25-19, 25-22 e 25-23, em 1h17 de partida. Os franceses agora esperam que os argentinos confirmem o favoritismo diante dos japoneses no sábado, para então assegurar a classificação no segundo lugar do Grupo M.

Mesmo com a vitória, a França teve uma baixa significativa nesta partida. Principal arma do ataque do time, Antonin Rouzier lesionou o tornozelo durante o terceiro set, saiu de quadra carregado e foi descartado pelo Philippe Blain para o restante da competição.

* Atualizada às 14h25

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host