UOL Esporte Vôlei
 
FIVB/Divulgação

Jogadores italianos comemoram ponto na vitória por 3 sets a 1 sobre a Alemanha

01/10/2010 - 19h54

Itália vira e bate a Alemanha na estreia da 2ª fase; EUA levam sufoco de Camarões

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A Itália manteve-se nesta sexta-feira como única seleção invicta do Mundial masculino de vôlei, disputado justamente no país europeu. Em jogo disputado em Catania, diante de um público de 5 mil pessoas, os comandados de Andrea Anastasi perderam o primeiro set para a Alemanha, mas conseguiram virar e vencer por 3 a 1, parciais de 21-25, 25-18, 25-21 e 25-18, em 1h37. 

RESULTADOS 'ESTRANHOS' LEVANTAM SUSPEITAS NO MUNDIAL; BRASIL RECLAMA

  • FIVB/Divulgação

    As seguidas "zebras" ocorridas no Campeonato Mundial de vôlei passaram a ser vistas de outra forma. Os resultados "estranhos" levantaram suspeita de atitudes antidesportivas e criaram um clima de excessiva desconfiança na competição realizada na Itália. O regulamento permite que algumas seleções entrem em quadra com a possibilidade de perder para compor uma chave mais fraca. E é justamente a fórmula de disputa que gerou indignação da seleção brasileira e também de rivais.

Sem poder contar com seu maior astro, o oposto Fei, que fez apenas dois pontos em dois sets e saiu de quadra, a Itália viu uma grande apresentação dos ponteiros Parodi e Savani, que juntos marcaram 35 pontos. 

A partida desta sexta talvez tenha sido a que mais desafiou os italianos neste Mundial. Na primeira fase, a equipe passou por Japão e Egito com 3 sets a 0 e perdeu, na desatenção, duas parciais para o Irã. Hoje, os italianos tiveram um jogo duro contra a Alemanha durante todo o confronto.

“Agradeço ao Raul [Lozano, técnico da Alemanha]. Os jogos contra a Alemanha são sempre complicados porque é uma equipe que joga bem o tempo todo”, elogiou Anastasi. “No primeiro set, nós cometemos muitos erros, mas depois fizemos uma grande partida. O quarto set também foi fantástico, e recuperamos muitas bolas. Estou muito contente com essa vitória”.

Com o êxito, a Itália fica muito próxima da classificação. No sábado, a Azzurra terá todo o favoritismo a seu favor no duelo contra Porto Rico. Uma vitória levará italianos e alemães para a terceira fase. Já um triunfo portorriquenho embolará o grupo G, deixando a classificação por conta dos critérios de desempate.

Campeões olímpicos quase eliminados

Em Ancona, mesma cidade em que está o Brasil, os Estados Unidos estiveram muito próximos de serem eliminados precocemente do Mundial. Um dia após perderem inesperadamente para a República Tcheca, em resultado que tem levantado suspeita em meio a tantas zebras na competição, os campeões olímpicos quase tropeçaram novamente, desta vez diante da inexperiente seleção de Camarões.

Os africanos venceram dois sets e ameaçaram a situação dos norte-americanos, mas tudo não passou de um susto. Os Estados Unidos viraram o jogo, triunfaram por 3 a 2 (23-25, 25-14, 25-27, 25-20 e 15-7) e se mantiveram vivos na disputa.

Agora, os americanos ocupam o primeiro lugar no grupo L, com três pontos. Camarões e República Tcheca se enfrentam neste sábado. Se os europeus vencerem, avançam à terceira fase e carregam os Estados Unidos. Mas se os camaroneses aprontarem, as três equipes ficarão com a mesma pontuação.

Cuba se recupera

O destaque da tarde foi a seleção de Cuba. Após perderem para a Sérvia por 3 sets a 1, os cubanos não se abateram, confirmaram o favoritismo e venceram o México por 3 a 0, parciais de 25-17, 27-25 e 25-15.

De folga amanhã, Cuba terá de torcer para a Sérvia no duelo contra a seleção mexicana para avançar sem sustos à terceira fase.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host