UOL Esporte Vôlei
 
FIVB/Divulgação

Leal encara o bloqueio triplo em lance da vitória cubana sobre a Bulgária

06/10/2010 - 18h30

Cuba vira pra cima da Bulgária e tenta revanche contra a Sérvia na semi

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O sempre passional time de Cuba garantiu nesta quarta-feira, com muito sufoco, sua classificação às semifinais do Mundial masculino de vôlei. Enquanto Sérvia, Brasil e Itália avançaram com vitórias relativamente tranquilas, o time cubano precisou virar pra cima da Bulgária, venceu por 3 sets a 2 (22-25, 25-23, 26-28, 30-28 e 15-11) e ficou com a última vaga na próxima fase da competição, disputada em solo italiano.

Com a classificação, Cuba marcou um encontro com a Sérvia. As duas equipes se enfrentarão no próximo sábado, às 12h (horário de Brasília), em jogo que antecipará o grande clássico mundial entre Brasil e Itália, às 16h.

O duelo reeditará um encontro que se repetiu nas duas últimas edições da Liga Mundial, sempre com vitória sérvia. No ano passado, os europeus venceram jogo das semifinais e avançaram à decisão, quando perderam para o Brasil em casa. Já em 2010, os times disputaram o terceiro lugar, e a Sérvia mais uma vez levou a melhor.

Neste Mundial, cubanos e sérvios também já se enfrentaram, em jogo válido pela segunda fase, e tal como nos dois confrontos anteriores, os europeus saíram de quadra com a vitória.

Para vencer o dificílimo duelo desta quarta-feira, os cubanos tiveram que passar por cima da bela atuação dos búlgaros Vladimir Nikolov e Matey Kaziyski (que juntos anotaram 48 pontos) e dos seus próprios erros. Ao todo, os cubanos deram 40 pontos de lambuja aos adversários.

Contaram a favor de Cuba uma boa distribuição de bola de seu levantador, Hierrezuelo, que ainda ajudou anotando surpreendentes oito pontos, e a performance impecável de seus dois principais atacantes: o central Simon e o ponteiro León, com 20 e 22 pontos, respectivamente.

O ataque cubano foi, sem dúvida, o grande diferencial da partida. Os búlgaros foram muito superiores nos bloqueios, com 16 pontos a nove, mas viram o jovem time da América Central virar 76 bolas, contra suas 50.

Após as mais de 2h de jogo, Cuba chega à semifinal de sábado com desvantagem no quesito descanso, já que a Sérvia não entrou em quadra hoje e venceu seus dois jogos anteriores por 3 sets a 1 (contra Argentina e Rússia).

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host