UOL Esporte Vôlei
 
08/10/2010 - 20h40

Fora do pódio, Rússia e EUA decidem quinto lugar do Mundial de vôlei

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Russo Mikhaylov encara o bloqueio duplo da Bulgária durante jogo do Mundial masculino. Agora, a Rússia enfrentará EUA na disputa pelo 5º lugar

    Russo Mikhaylov encara o bloqueio duplo da Bulgária durante jogo do Mundial masculino. Agora, a Rússia enfrentará EUA na disputa pelo 5º lugar

Cotados entre os favoritos a subirem ao pódio no Mundial masculino de vôlei, na Itália, Estados Unidos e Rússia terão de se contentar com posições mais modestas na classificação finais. Após serem eliminadas da briga por medalhas, as duas equipes entraram em quadra nesta sexta-feira, venceram seus jogos e agora se enfrentarão na disputa pelo quinto lugar do torneio.

Diante de 3 mil espectadores no ginásio Palapanini, em Modena, a Rússia duelou com a Bulgária em um jogo que poderia ser, tranquilamente, uma das semifinais do Mundial. E pela rivalidade e a força da partida, as duas equipes foram para a quadra com todos os seus titulares.

Em confronto de muita força, com direito a 102 pontos de ataque e incríveis 16 aces, a Rússia errou mais do que a Bulgária, mas pontuou mais em todos os outros fundamentos, assegurando a vitória por 3 sets a 1, parciais de 25-20, 26-24, 20-25 e 25-23.

Agora, na briga pelo quinto lugar, a Rússia terá pela frente os Estados Unidos, que diferentemente de seu próximo adversário, entraram em quadra nesta sexta com um time misto contra a Alemanha.

Mas embora o técnico Alan Knipe tenha dado chance a alguns novatos da seleção, quem realmente fez a diferença foi o veterano Stanley. O oposto provou ser o destaque do time e anotou 14 pontos. Os Estados Unidos contaram ainda com uma força surpreendente no bloqueio, pontuando 15 vezes contra apenas seis dos alemães. Assim, ficou fácil fechar em sets diretos, com parciais de 25-22, 25-20 e 25-23.

Rússia e EUA enfrentam-se neste sábado, às 16h (horário de Brasília). Na briga pelo sétimo lugar, a Alemanha encara a Bulgária um pouco antes, às 12h.

Mais jogos

Outras duas partidas agitaram a sexta-feira na Itália, e a grande decepção do dia foi a França. Abalada pelas derrotas para Estados Unidos e Itália na terceira fase, a seleção francesa decepcionou e perdeu por 3 sets a 0 para a República Tcheca, parciais de 25-21, 25-20 e 25-16.

Com a vitória, os tchecos se credenciaram a disputar o nono lugar do Mundial com a Argentina, que virou pra cima da Espanha e venceu por 3 sets a 1 (23-25, 25-19, 25-19 e 26-24).

O jogo entre tchecos e argentinos será neste sábado, às 16h, em Florença. Espanha e França fazem a desinteressada preliminar às 12h.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host