UOL Esporte Vôlei
 
09/10/2010 - 13h12

Torcida italiana chama Bernardinho de covarde, mas segurança retira faixa

Roberta Nomura
Em Roma (Itália)

A hostilidade italiana em relação ao Brasil, adversário deste sábado em semifinal do Campeonato Mundial de vôlei, começou mais cedo do que se esperava. Os primeiros torcedores chegaram cedo ao Palalottomatica, em Roma. Antes mesmo do início da outra partida que definirá o outro finalista, a torcida estendeu uma faixa em que chama o técnico Bernardinho de covarde. A organização da competição agiu rápido e um segurança retirou o protesto.

“Bernardinho você é um coelho”, dizia a faixa. Na Itália, a expressão é usada para denominar covardia. Uma pessoa ligada à organização apareceu no local e pediu para a torcedora retirar o protesto. Após alguns minutos de conversa, o próprio segurança tirou a faixa.

Os torcedores italianos parecem não ter esquecido a polêmica derrota do Brasil para a Bulgária que colocou a equipe verde-amarela em chave mais fácil da terceira fase e, agora, no caminho dos anfitriões no Mundial.

Em Ancona, a seleção brasileira já tinha sido alvo da ira dos italianos. Durante a derrota por 3 a 0 para a Bulgária, a torcida gritou “palhaçada”, virou de costas, aclamou a Itália e ainda atirou objetos na direção do time verde-amarelo. A imprensa local e o ex-jogador Andrea Zorzi também não pouparam críticas aos atuais bicampeões mundiais.

Preliminar do clássico, a partida entre Sérvia e Cuba já tem bom público no Palalottomatica. Bandeiras de Itália e Brasil já são vistas no ginásio. A expectativa é de casa cheia. Na manhã deste sábado, torcedores procuravam por ingressos mesmo com o anúncio do fim das vendas. O clássico está marcado para 16h (horário de Brasília) deste sábado.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host